Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Sérgio Oliveira no ponto certo para suprimir ausência do lesionado Danilo

Médio português tem apenas oito jogos esta temporada, mas todos eles foram de elevada dificuldade.

Sérgio Oliveira no ponto certo para suprimir ausência do lesionado Danilo

A nova dor de cabeça de Sérgio Conceição chama-se Danilo. O terceiro jogador mais utilizado pelo técnico do FC Porto esta temporada lesionou-se no Clássico da passada quarta-feira, diante do Sporting, e estará de fora até março. 

Ora, o azar de uns pode ser a sorte de outros. O técnico portista tem agora a tarefa de suprimir a ausência do internacional português e há vários cenários em aberto. 

Tal como o Desporto ao Minuto já tinha avançado em tempo oportuno, Diego Reyes poderá ser uma das soluções para jogar a trinco. No entanto, o mexicano é um central de raiz e face à escassez de opções para essa zona do terreno, poderá ser Sérgio Oliveira quem ocupará o lugar de Danilo nos próximos jogos... que são de elevada importância. 

O nosso jornal sabe que o médio de 25 anos tem sido preparado pelo técnico para fazer qualquer posição no meio-campo e que está pronto para avançar para o onze, mesmo que ocupando um lugar mais recuado do que aquele normalmente desempenhado sempre que tem sido chamado por Conceição. 

A surpresa no Mónaco, a confirmação diante dos rivais 

Quem olha para os números de Sérgio Oliveira contabilizados esta temporada poderá pensar que o médio, que na temporada transata esteve emprestado ao Nantes - equipa que na altura era orientada por Sérgio Conceição -, tem assumido um papel pouco importante nos dragões. Ora, essa teoria está longe de corresponder à verdade. 

Apesar de contar com apenas oito jogos realizados na presente época, Sérgio Oliveira tem sido opção nos jogos que, teoricamente, são mais complicados para o FC Porto. O médio formado no clube foi pela primeira vez a jogo - e logo como titular - no Mónaco, no final de setembro, num jogo em que o FC Porto venceu o conjunto orientado por Leonardo Jardim por uns expressivos 3-0 para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Poucos dias depois foi novamente aposta a titular em Alvalade, no nulo registado entre Sporting e FC Porto. 

Voltou a jogar na Liga dos Campeões, na difícil deslocação dos portistas ao terreno do Leipzig, onde a formação azul e branca não conseguiu evitar o desaire (3-2). Passado um mês, entra a meio da vitória caseira diante do Belenenses (2-0) para o campeonato. 

Mais tarde o FC Porto vai jogar à Turquia e Sérgio Oliveira alinha durante os 90 minutos diante do Besiktas, equipa que venceria o grupo C na Liga dos Campeões. No primeiro dia de dezembro volta a ser aposta em mais um jogo de elevado grau de dificuldade: na receção ao rival Benfica (1-1). 

No último jogo do FC Porto, Sérgio Oliveira foi titular contra o Sporting - já depois de ter entrado na receção ao Tondela - tendo alinhado 80 minutos. 

Feitas as contas, Sérgio Oliveira contabiliza 490 minutos mas pode-se dizer que o número não traduz a importância do médio português no esquema de Sérgio Conceição. Agora com a lesão do compatriota Danilo, a utilização de Sérgio Oliveira pode conhecer maior regularidade. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório