Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Lotaria nas grandes penalidades garante lugar na final ao Sporting

Depois do nulo registado no tempo regulamentar, a meia final da Taça da Liga ficou apenas resolvida através da marcação das grandes penalidades. O Sporting segue em frente e enfrenta o Vitória de Setúbal na final.

Lotaria nas grandes penalidades garante lugar na final ao Sporting

Análise: O Sporting venceu o FC Porto, esta quarta-feira, na lotaria das grandes penalidades depois do nulo registado no tempo regulamentar e está assim na final da Taça da Liga, onde irá enfrentar o Vitória de Setúbal no próximo sábado. Bryan Ruiz acabou por ser o herói da partida com Rui Patrício também em destaque. 

Primeira parte a bom ritmo 

Primeira parte rica em emoção e em lances polémicos. Logo aos cinco minutos, Bas Dost caiu na grande área portista num lance dividido com Danilo. O avançado holandês ficou a pedir grande penalidade. As repetições deixam muitas dúvidas

Ainda assim, foi sempre o FC Porto a equipa mais perigosa e que parecia estar mais equilibrada em todos os setores. Bem defensivamente e a tentar explorar as virtudes de um meio campo móvel – ainda que Danilo tivesse de ser rendido por Óliver ainda antes dos 10 minutos de jogo – e com Marega e Brahimi a serem autênticas motas nos flancos.

Do lado do Sporting, destaque para a qualidade de Rúben Ribeiro que parecia ter cola nos pés sempre que a bola lhe chegava. Pelo meio, uma dor de cabeça para Jorge Jesus. Gelson Martins lesionou-se e o técnico do Sporting teve de lançar Rodrigo Battaglia.

Aos 37 minutos, surge o lance mais polémico da partida. Brahimi recuperou a bola, saiu a jogar pelo corredor central para fazer um passe a rasgar para Sérgio Oliveira amortecer para Tiquinho Soares. O avançado brasileiro disparou para o fundo da baliza, o FC Porto fez a festa, mas o vídeo-árbitro entrou em ação e anulou o lance.

Na repetição sobram, mais uma vez, muitas dúvidas em relação ao lance uma vez que Soares parecia estar em posição legal no momento em que Sérgio Oliveira faz o passe.

... a segunda nem por isso 

Segunda parte com menos motivos de interesse. O jogo ficou mais morno no que a situações de perigo diz respeito. O FC Porto baixou linhas, o Sporting manteve-se contido e o jogo ficou menos corrido e mais faltoso.

Ainda assim, não faltaram lances intensos. Aos 75 minutos Coentrão e Marega travaram-se de razões e o maliano acabou agarrado ao pescoço do lateral leonino. Nuno Almeida, árbitro da partida, resolveu o caso com um amarelo.

O relógio não parava e o nulo manteve-se assim até ao final dos 90 minutos. Seguiram-se as grandes penalidades e nestes casos já se sabe que a sorte tem uma palavra a dizer. Rui Patrício e Casillas defenderam duas penalidades cada um, mas Brahimi atirou ao poste. No último penálti, Bryan Ruiz não facilitou e sentenciou a partida, garantindo um lugar na final ao Sporting. 

Momento do jogo: Golo anulado ao FC Porto. O golo invalidado a Tiquinho Soares poderia ter dado outra emoção à partida, uma vez que o Sporting estava automaticamente a mudar a postura adotada na partida, numa fase em que o jogo ainda estava a meio.  

Grandes penalidades

6.ª grande penalidade para o Sporting: GOLO! Marca Bryan Ruiz! 

6.ª grande penalidade para o FC Porto: Brahimi acerta no poste! 

5.ª grande penalidade para o Sporting: Defende Casillas o remate de William Carvalho. 

5.ª grande penalidade para o FC Porto: Defende Rui Patrício o remate de Aboubakar! 

4.ª grande penalidade para o Sporting: Defende Casillas o remate de Coates! 

4.ª grande penalidade para o FC Porto: GOLO! Marca Waris!

3.ª grande penalidade para o Sporting: GOLO! Marca Mathieu! 

3.ª grande penalidade para o FC Porto: Defende Rui Patrício o remate de Herrera! 

2.ª grande penalidade para o Sporting: GOLO! Marca Bruno Fernandes!

2.ª grande penalidade para o FC Porto: GOLO! Marca Marcano! 

1.ª grande penalidade para o Sporting: GOLO! Marca Bas Dost! 

1.ª grande penalidade para o FC Porto: GOLO! Marca Alex Telles!

As grandes penalidades vão iniciar-se e os homens em destaque certamente serão os guardiões Rui Patrício e Iker Casillas. O FC Porto será o primeiro a marcar. 

Tempo regulamentar 

90'+4- Nuno Almeida apita para o final dos 90 minutos. O nulo inicial manteve-se até ao fim e agora segue-se a lotaria das grandes penalidades! 

90'+2- Marega!! Tinha tudo para fazer o golo mas atirou ao lado da baliza de Rui Patrício!! 

90'- Vão jogar-se mais quatro minutos de tempo extra! 

89'- Já cheira a grandes penalidades em Braga.. 

79'- Conceição responde e também mexe. Sai Sérgio Oliveira e entra Waris. 

77'- Dupla alteração no Sporting: Saem Acuña e Rúben Ribeiro e entram Fredy Montero e Bryan Ruiz. Entradas com sabor especial. O colombiano volta a jogar pelo Sporting e o costa-riquenho faz o 100.º jogo ao serviço dos leões. 

75'- Grande confusão entre os jogadores acaba com Marega agarrado ao pescoço de Fábio Coentrão. O avançado mailano foi admoestado com... um cartão amarelo. 

73'- Rui Patrício!! A negar o golo a Aboubakar! Erro monumental de Mathieu que foi prontamente aproveitado pelo avançado camaronês. Valeu o posicionamento do guardião português. 

67'- Alteração no FC Porto. Sai Tiquinho e entra Aboubakar. 

66'- Grande cruzamento de Bruno Fernandes! Valeu o corte em mergulho de Felipe a impedir que a bola chegasse a Bas Dost! Passou o perigo... 

63'- Coates!! Ao poste!! Que perigo!! Esteve à vista o pimeiro golo do Sporting! Cruzamento de Coentrão e o defesa uruguaio a atirar ao poste da baliza de Casillas. Porém, o guardião depressa recolheu a bola sacudida pelo ferro. 

Segunda parte mais morna. As duas equipas parecem agora mais contidas ofensivamente depois de uma primeira parte bem mais interessante... 

52'- Cartão amarelo para Piccini. O lateral italiano agarrou ostensivamente Brahimi.

47'- Coates! Que corte fantástico do defesa do Sporting! Cruzamento da direita por Marega e Soares a aparecer na zona de finalização para fazer o golo, mas valeu a intervenção do central uruguaio. 

46'- Recomeça a partida em Braga!

45'+3- Termina a primeira parte em Braga! Jogo renhido entre Sporting e FC Porto e com polémica à mistura! Aos cinco minutos, Bas Dost caiu na grande área do FC Porto e mais tarde, aos 36 minutos, Soares marcou um golo para o FC Porto que acabou por ser anulado pelo VAR. 

45'- Vão jogar-se mais três minutos! 

42'- Mais um azar no jogo. Gelson Martins sai lesionado e é rendido por Rodrigo Battaglia. Mais uma lesão à vista. 

41'- Fábio Coentrão cai desamparado após lance dividido com Marega. O lateral do Sporting caiu no relvado com o peso do corpo sobre o braço esquerdo e está agora a receber assistência médica... 

36'- Tiquinho Soares meteu a bola dentro da baliza, mas acabou por ser anulado pelo VAR. A jogada foi iniciada por um passe genial de Brahimi que Sérgio Oliveira amorteceu para Soares fazer golo. No entanto, e após um par de minutos, Artur Soares Dias, por indicação do vídeo-árbitro, acabaria por anular o lance. A repetição deixa muitas dúvidas... (Veja aqui o lance)

34'- Rúben Ribeiro deixa Soares para trás mas sofre falta do brasileiro. É falta a favor do Sporting numa zona perigosa! 

Jorge Jesus parece não estar a gostar do que está a ver e manda para o aquecimento o brasileiro Bruno César e o argentino Rodrigo Battaglia. 

29'- Sérgio Oliveira outra vez a disparar de longe! Mais uma vez a bola saiu muito por cima da baliza de Rui Patrício! Passou o perigo... 

27'- Herrera apareceu em boa posição para rematar a baliza de Rui Patrício mas o árbitro auxiliar anulou o lance por fora de jogo. 

25'- Momento de alguma confusão na grande área do Sporting depois de mais um livre lateral. O lance acaba com um canto a favor do FC Porto. 

21'- Livre lateral de Sérgio Oliveira muito mal batido acaba em pontapé de baliza para Rui Patrício. 

16'- Corte providencial de Alex Telles! O lateral brasileiro apareceu no sítio certo e impediu Bruno Fernandes de visar a baliza à guarda de Casillas! 

14'- Sérgio Oliveira arrisca o remate, ainda fora da grande área do Sporting, mas a bola sai muito por cima. Passou o perigo... 

11'- Alteração consumada. Óliver Torres entra para a partida por força da lesão de Danilo. 

9'- Danilo vai mesmo sair e é Óliver quem vai entrar para o lugar do internacional português. Recorde-se que Danilo tinha treinado com algumas limitações físicas durante a semana... 

8'- Danilo está com queixas físicas e está a ser assistido no relvado. Óliver e Corona já aquecem... 

5'- Bas Dost cai na grande área do FC Porto! Na repetição do lance, é possível ver-se o braço de Danilo na cintura do avançado holandês! Ficam muitas dúvidas... Mas Nuno Almeida manda seguir o jogo!

4'- Falta de Herrera sobre Coentrão. É livre a favor dos leões. 

0'- Rola a bola em Braga! Já se joga o Sporting-FC Porto!

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Onze do Sporting: Rui Patrício, Coentrão, Mathieu, Coates, Piccini; William Carvalho, Bruno Fernandes, Acuña, Gelson Martins; Rúben Ribeiro e Bas Dost. 

Onze do FC Porto: Casillas, Ricardo, Marcano, Felipe, Alex Telles; Danilo, Sérgio Oliveira, Herrera; Marega, Brahimi e Soares. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório