Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Dores de crescimento para um leão jovem... mas esfomeado

João Palhinha (bis), Mattheus Oliveira e Rafael Leão fizeram os golos de um Sporting que, apesar de ter batido o Oleiros e carimbado o passaporte para a próxima fase da Taça de Portugal, se deixou surpreender nos instantes finais.

Dores de crescimento para um leão jovem... mas esfomeado
Notícias ao Minuto

07:30 - 13/10/17 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

Foi com um gosto agridoce que o Sporting garantiu o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.

Com uma ‘versão B’ – Jonathan Silva foi o único titular do Clássico com o FC Porto que também o foi esta quinta-feira – e com muitos jovens à mistura, a equipa de Jorge Jesus mostrou qualidade ofensiva para bater um Oleiros seguro, sem deixar de ser atrevido.

No entanto, na retaguarda, os dois golos encaixados por Romain Salin nos instantes finais da partida impediram a consagração completa de um grupo que dá garantias de futuro. 

Uma dupla improvável e ‘leõezinhos’ à solta

Um tem 1,90m. O outro, 1,62m. Mas a verdade é que, juntos, fizeram uma dupla pouco provável, mas também letal em Oleiros. Falamos, claro, de João Palhinha e Daniel Podence.

O primeiro mostrou grande segurança a defender, critério – ainda que alguma lentidão – na circulação de bola e ainda um ‘instinto matador’ que, até agora, lhe era desconhecido, assinando dois golos, um deles de belo efeito.

Já o segundo, foi um autêntico ‘demónio à solta’. Com velocidade, garra e técnica, desmontou uma equipa do Oleiros bem organizada, assistindo para três dos quatro golos da noite.

Mas houve mais ‘leõezinhos’ à solta em Castelo Branco. Jorge Jesus aproveitou para estrear, na equipa principal, Merih Demiral, Jovane Cabral e Rafael Leão. O primeiro, tendo entrado aos 89 minutos, pouco tempo teve para mostrar serviço, mas os outros dois ‘meninos’ não se coibiram de o fazer, sendo que o segundo chegou mesmo a marcar, protagonizando uma estreia de sonho.

15 minutos que borraram a pintura

Com tanto motivo para sorrir, foram mesmo os últimos momentos que estragaram a festa leonina. O Oleiros, que entrou para a segunda parte apostado em promover uma surpresa, foi dando um ar de sua graça, tendo aproveitado o momento em que o leão tirou o pé do acelerador para deixar a sua marca.

Jackson, que, embora muito sozinho, foi um verdadeiro ‘leão’ na forma como encarou a defesa adversária sempre que teve a bola, colheu os devidos frutos aos 80 minutos, quando deixou Petrovic ‘nas covas’ para se isolar e marcar.

E, se no 1-3 foi o sérvio que ficou mal na fotografia, no 2-4 foi praticamente toda a defesa do Sporting. Com uma inesperada passividade, deixou Djô Djô rematar à vontade, para a festa dos 2 241 espectadores que fizeram a festa no estádio municipal de Oleiros.

Apesar deste dissabor, a verdade é que, cinco jogos depois, o Sporting regressou às vitórias e parte embalado para Turim, onde, na próxima quarta-feira, defronta a Juventus para a terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório