Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

"Bas Dost faz bem a qualquer equipa do mundo, respira golos"

Dante jogou com o avançado do Sporting no Wolfsburgo e, em conversa com o Desporto ao Minuto, não lhe poupa nos elogios, assim como a outras estrelas de Benfica e FC Porto.

"Bas Dost faz bem a qualquer equipa do mundo, respira golos"
Notícias ao Minuto

08:30 - 08/03/17 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Dante

Titular indiscutível no Nice, equipa-sensação do campeonato francês, Dante cruzou-se, ao longo da já extensa carreira, com várias caras conhecidas do campeonato português.

Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, o internacional brasileiro deixa rasgados elogios ao seu companheiro Ricardo Pereira, mas também a elementos que têm brilhado ao serviço de Benfica, FC Porto e Sporting.

Como tem acompanhado o percurso de Ricardo Pereira?

É um jogador muito importante para a equipa, muito dinâmico e inteligente também. Está lesionado, faz-nos falta porque tem bastante qualidade. Acho que, daqui a uns anos, estará numa grande equipa europeia, a jogar grandes competições como a Liga dos Campeões, e na seleção portuguesa.

Que avaliação faz do seu companheiro de seleção Júlio César, que tem lutado pela titularidade na baliza do Benfica com Ederson?

A concorrência é sempre boa para os jogadores, é o que os faz progredir mais rápido. O Júlio César não precisa de provar nada a ninguém o quão bom é, mas precisa de mostrar que pode jogar. E o Ederson a mesma coisa. É uma coisa boa, o Benfica é que ganha com isso. É um luxo ter dois guarda-redes desse nível.

Ederson é um nome a ter em conta na seleção brasileira?

Com certeza, será o caminho normal, ainda para mais com a experiência que tem vindo a ganhar com o Júlio. Está a aprender bastante. Na seleção brasileira há também o Alisson, que é muito bom. Futuramente, se o Ederson continuar assim, tem todas as condições de chegar à seleção.

Ainda no Benfica, Jonas resistiu a uma proposta chinesa e renovou contrato. Foi a melhor decisão?

O Jonas tem uma qualidade enorme, é um jogador super-inteligente, experiente, um matador. Acredito que, em Lisboa, tenha uma grande qualidade de vida e também está adaptado com a sua família. Foi uma boa decisão, tanto desportiva como familiarmente. Se continuar nesse mesmo nível poderá também chegar à seleção brasileira.

No FC Porto, Felipe, Alex Telles e Soares têm estado a bom nível e já se fala que poderão ir à seleção. Qual deles lhe parece que pode lá chegar mais rapidamente?

Os três estão bem, mas acho que o Felipe está mais perto. O Tite conhece-o muito bem, trabalhou com ele no Corinthians. Quando o treinador conhece o jogador, isso facilita bastante. O Alex Telles também é um grande jogador, já afirmado na Europa. O Soares também está a aparecer bem. A seleção brasileira é feita de momentos, cabe-lhes a eles continuar num bom nível e a jogar bem, que acabará por chegar uma oportunidade.

Bas Dost, com quem jogou no Wolfsburgo, tem brilhado no Sporting. Surpreendeu-o que se afirmasse tão rapidamente?

O Bas é um goleador nato, um jogador que só pensa em fazer golos atrás de golos. Admiro-o bastante. É um trabalhador e é um jogador que faz bem a qualquer equipa do mundo, porque respira golos. Essa obsessão ajuda bastante qualquer equipa e fico muito feliz por vê-lo a fazer tantos golos em Portugal, espero que continue assim.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório