A 3.ª eliminatória da Taça de Portugal encerrou este domingo, dia em que se registaram-se novos jogos que proporcionaram muitos golos, apuramentos tranquilos e três eliminações de equipas da I Liga.
O Varzim vestiu a capa de tomba gigantes e ao início do dia eliminou o primodivisionário Marítimo, após o desempate por grandes penalidades. E como não há uma sem duas, o Leça também eliminou uma equipa da I Liga, socorrendo-se dos penáltis para eliminar o Arouca.
O Paços de Ferreira também seguiu em frente após vencer o Águias Moradal, assim como o Vizela que derrotou o Vitória FC. Também da I Liga, o Gil Vicente goleou o Condeixa, e o Estoril-Praia venceu pela margem mínima o Felgueiras. Já o Portimonense teve de se socorrer das grandes penalidades para levar de vencida a Oliveirense.
Para o final do dia estava reservada a terceira eliminação de uma equipa da I Liga. O Rio Ave goleou em casa o Boavista e assegurou o último lugar na quarta eliminatória da Prova Rainha do futebol português.
Depois de Benfica, Sporting e FC Porto terem garantido a presença na próxima fase da Taça de Portugal, o Sporting de Braga seguiu o mesmo rumo, eliminado o Moitense.
Já de divisões inferiores, o Mafra afastou o União de Coimbra, assim como o Penafiel, também da II Liga, venceu o Benfica e Castelo Branco. O despromovido Farense goleou o Cinfães, e o Alverca afastou o Anadia.
Todas as equipas apuradas para a quarta eliminatória: Famalicão, FC Porto, Sporting, Vitória de Guimarães, Leixões, Caldas, Belenenses, Vilafranquense, Paredes, Casa Pia, Tondela, Moreirense, Santa Clara, Estrela da Amadora e Benfica, Varzim, Mafra, Paços de Ferreira, Farense, Penafiel, Alverca, Braga, Estoril, Gil Vicente, Vizela, Feirense, Leça, Olhanense, Torreense, Serpa, Portimonense e Rio Ave.
Os resultados da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal
Oliveira do Hospital-Vitória SC, 0-1
Paredes-Académico de Viseu, 3-1
Oriental Dragon-Moreirense, 2-3 (após prolongamento)
Vilafranquense-Real SC, 3-2 (após prolongamento)
Berço SC-Belenenses SAD, 1-2 (após prolongamento)
Sp. Espinho-Caldas, 0-1 (após prolongamento)
Louletano-Estrela da Amadora, 1-2
Trofense-Benfica, 1-2 (após prolongamento)
Varzim-Marítimo, 3-2 (após penáltis)
Alverca-Anadia, 4-1
Cinfães-Farense, 4-0
Benf. Castelo Branco-Penafiel, 1-2
Felgueiras 1932-Estoril Praia, 1-0
Águias do Moradal-Paços de Ferreira, 0-3
Feirense-Nacional, 3-1 (após prolongamento)
Torreense-Fafe, 2-1 (após penáltis)
Castro Daire-Olhanense, 2-3 (após penáltis)
Leça-Arouca, 2-1 (após penáltis)
Serpa- Sp. Covilhã, 1-0 (após penáltis)
Oliveirense-Portimonense, 2-3 (após penáltis)