Os visitantes, que lideram a Série A do Campeonato de Portugal sem derrotas e com 13 pontos em cinco jogos, sofreram a sua primeira derrota oficial nesta época, tendo resistido ao poderio leixonense quase até ao intervalo.
O Leixões sentiu algumas dificuldades durante cerca de meia hora ante a bem organizada equipa do Länk Vilaverdense, até que Kiki criou a primeira situação de perigo para baliza de Pedro Freitas aos 33 minutos.
Sapara ameaçou marcar aos 41 minutos através de uma jogada individual e conquistou um canto do qual iria surgir o 1-0. Kiki bateu esse canto e Yuri, ao primeiro poste, cabeceou forte e abriu o marcador, apesar da estirada de Pedro Freitas.
O Leixões esteve melhor na segunda parte e Kiki fez o 2-0 no seguimento de uma jogada de insistência iniciada por Diogo Leitão e de um primeiro remate ao poste esquerdo da baliza adversária.
O Vilaverdense pode queixar-se da forma como Baptista falhou um golo de baliza aberta, aos 53 minutos, até porque Jeferson Encada elevou para 3-0 dois minutos depois, finalizando um cruzamento da esquerda de Kiki.
Os visitantes reagiram e lograram reduzir aos 66 minutos, por Zé Pedro Cerqueira, que surgiu ao segundo poste e aproveitou uma saída deficiente de Stefanovic para cabecear para baliza e marcar.
O golo espevitou um pouco o Vilaverdense, mas o Leixões acabou com as dúvidas que ainda poderia haver quanto ao vencedor através de um livre direto que Thalis transformou no 4-1 com um remate colocado.
Luan Santos, outro suplente leixonense que fez o gosto ao pé neste encontro, tal como Encada e Thalis, fez o resultado final aos 76 minutos, cabeceando com êxito um cruzamento de Seck, numa altura em que as forças do Vilaverdense já estavam quase no fim.