Troféu original do Mundial de Clubes fica com Trump. Chelsea leva réplica

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos da América, revelou que o troféu original foi entregue diretamente por Gianni Infantino, líder da FIFA, na Sala Oval da Casa Branca. Chelsea sagrou-se campeão mundial... mas levou a réplica para casa.

EAST RUTHERFORD, NEW JERSEY - JULY 13: Reece James of Chelsea FC receives the FIFA Club World Cup trophy from U.S. President Donald Trump and FIFA President Gianni Infantino following the FIFA Club World Cup 2025 final match between Chelsea FC and Paris S

© Getty Images

Notícias ao Minuto
15/07/2025 22:39 ‧ há 7 horas por Notícias ao Minuto

Desporto

Mundial de Clubes

O Chelsea conquistou o Mundial de Clubes, no passado domingo, ao derrotar o PSG, por 3-0, numa final disputada em Nova Jérsia, que contou com a presença especial (e algo insólita) de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos da América. Aliás, o troféu original ficou mesmo na Casa Branca, enquanto os blues levaram a réplica para Londres.

 

A história foi revelada pelo próprio Donald Trump que, ainda antes do duelo europeu, detalhou pormenores do encontro que teve com Gianni Infantino, presidente da FIFA, altura em que recebeu a taça na Sala Oval.

"Eu perguntei quando é que eles levavam o troféu de volta, ao que eles responderam 'Nós nunca vamos pegá-lo. Vocês podem ficar com ele para sempre no Salão Oval. Estamos a fazer um novo' e a verdade é que eles fizeram realmente isso. Foi emocionante, [o troféu] está lá na Sala Oval", atirou, em declarações à DAZN, citadas no jornal The Guardian.

Recorde-se que, após a vitória esclarecedora do Chelsea, Donald Trump deu que falar ao não arredar pé do palco montado para os vencedores do Mundial de Clubes, mantendo-se ao lado do plantel liderado por Enzo Maresca - com os portugueses Pedro Neto e Dário Essugo -, enquanto aplaudia o feito histórico.

Insólito: Donald Trump não arredou pé na hora de o Chelsea erguer troféu

Insólito: Donald Trump não arredou pé na hora de o Chelsea erguer troféu

Presidente dos Estados Unidos da América contrariou indicação de Gianni Infantino e permaneceu em palco, acabando por participar na celebração dos jogadores do Chelsea, que levantaram o troféu do Mundial de Clubes.

Francisco Amaral Santos | 07:22 - 14/07/2025

Alguns jogadores do Chelsea, tais como o capitão Reece James, Enzo Fernández (ex-Benfica) ou Cole Palmer, não esconderam o espanto com a decisão do líder máximo dos EUA, mesmo depois de Gianni Infantino ter tentado levá-lo consigo, longe dos holofotes da festa.

A verdade é que Donald Trump acabou por quebrar o protocolo. Habitualmente, o capitão de equipa recebe o troféu por parte do responsável da competição (UEFA ou FIFA) e apenas o ergue quando estão os jogadores em palco. Desta vez, a história foi bem diferente.

"Futebol em vez de soccer nos EUA? Acho que conseguimos fazer acontecer…"

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos da América, deu o mote sobre a possibilidade de o futebol deixar de ser chamado de 'soccer' pelos habitantes americanos, referindo que seria possível concretizar.

 Davide Rodrigues Araújo | 14:58 - 15/07/2025

"Para ser honesto estava muito barulho e eu não conseguia ouvir muito bem. Ele [Trump] deu-me os parabéns por erguermos o troféu e disse para aproveitarmos o momento", explicou Reece James, citado pelo Independent. Por seu turno, Palmer, que marcou dois dos três golos da final, admitiu que ficou confuso perante a presença dos EUA. 

"Eu sabia que ele iria lá estar, mas não sabia que iria ficar no palco quando levantássemos o troféu. Fiquei um pouco confuso, sim", confessou o craque inglês. 

Leia Também: "Futebol em vez de soccer nos EUA? Acho que conseguimos fazer acontecer…"

Leia Também: Insólito: Donald Trump não arredou pé na hora de o Chelsea erguer troféu

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Nuno Lobo

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Emmanuel Macron

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas