Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Sporting acorda cedo, mas 'mata' tarde e avança na Taça de Portugal

Tiago Tomás marcou a abrir… e a fechar a noite, diante de um Belenenses que terminou reduzido a dez unidades, devido à expulsão de André Frias.

Sporting acorda cedo, mas 'mata' tarde e avança na Taça de Portugal

O Sporting tornou-se, ao final da noite desta sexta, na terceira equipa a carimbar o passaporte para os 16-avos-de-final da Taça de Portugal, depois de Famalicão e FC Porto, ao bater o Belenenses, no Restelo, por categóricos 4-0.

Tiago Tomás foi a grande figura da noite, ao fazer o gosto ao pé em duas ocasiões. Os restantes golos tiveram a assinatura de Jovane Cabral e Nuno Santos, numa noite em que os azuis acabaram reduzidos a dez, por via da expulsão de André Frias.

Leão ‘mordeu’, mas Valverde impediu a ‘hemorragia’

O Sporting entrou em campo empenhado em resolver este jogo o mais rapidamente possível e não podia ter pedido um melhor arranque, uma vez que, volvidos apenas 90 segundos, Tiago Tomás empurrou para o fundo das redes, a passe de Rúben Vinagre.

Daí em diante, os leões assumiram o controlo do jogo, e, mesmo sem nunca colocar em prática um ritmo muito elevado, foi somando oportunidades desperdiçadas atrás de oportunidades desperdiçadas, em grande parte por culpa de Marcelo Valverde.

O guarda-redes do Belenenses mostrou-se em ‘noite sim’, negando oportunidades claras de golo a Jovane Cabral, Pedro Gonçalves, Tiago Tomás e Gonçalo Inácio, impedindo, assim, os verde e brancos de ‘matar o jogo.

Do outro lado, os azuis do Restelo foram tentando impor um jogo apoiado, com personalidade, mas não tiveram vida fácil. A espaços, foram chegando a zonas mais adiantadas do terreno, mas não obrigaram João Virgínia a grandes trabalhos.

André Frias deitou tudo a perder

Se o ritmo já era baixo na primeira parte, na segunda não foi muito melhor. O Sporting regressou ‘adormecido’ dos balneários e permitiu ao Belenenses ter mais bola, ainda que sem nunca sofrer grandes ‘custos’.

Foi então que, aos 68 minutos, os leões respiraram, de uma vez por todas, de alívio. Zouhair Feddal foi às alturas e desviou de cabeça para Tiago Tomás, que mergulhou para desviar para mais um golo de leão ao peito.

Pouco depois, Nuno Oliveira tomaria uma decisão que mudaria o jogo de uma vez por todas. O treinador do Belenenses lançou André Frias, que assinou uma exibição para esquecer e acabaria por receber ordem de expulsão. Mas vamos por partes.

Apenas quatro minutos depois de entrar, o lateral-esquerdo cometeu uma falta muito dura sobre Pedro Porro, e não só viu o cartão amarelo, como ainda lesionou o internacional espanhol, que saiu de maca e em lágrimas.

Seguiram-se duas grandes penalidades de rajada. A primeira foi concretizada por Jovane Cabral, e a segunda por Nuno Santos… tendo esta última sido cometida pelo mesmo André Frias, que viu o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho.

Momento do jogo: O resultado de 1-0 era perigoso para o Sporting, pelo que o bis de Tiago Tomás assumiu uma importância reforçada. Daí em diante, as esperanças do Belenenses caíram por terra e a vantagem ‘engordou’ sem grande surpresa.

Acompanhamento

90' - Apito final no Restelo. O Sporting goleou o Belenenses, por 4-0, e está na próxima fase da Taça de Portugal, graças aos golos de Tiago Tomás (bis), Jovane Cabral e Nuno Santos.

81' - GOOOOOOOLOOOOO do Sporting! Marcelo Valverde ainda tocou na bola, mas a grande penalidade de Nuno Santos levava 'selo de golo'.

80' - Expulsão no Belenenses! André Frias comete grande penalidade sobre Tiago Tomás e vê o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho.

77' - Gustavo Correia assinala grande penalidade! João Oliveira usou o braço para desviar um cruzamento de Nuno Santos. Jovane Cabral não perdoa e atira para o 3-0.

74' - Pedro Porro está mesmo muito mal tratado. O internacional espanhol deixa o relvado de maca e em lágrimas. Rúben Amorim não perde tempo e lança Matheus Nunes para o seu lugar, assim como Matheus Reis para o lugar de Feddal.

72' - Gustavo Correia volta a 'sacar' do cartão amarelo. É para André Frias, por entrada dura sobre Pedro Porro, que ficou muito queixoso.

70' - Mais mexidas no Belenenses. Entram André Frias e Miguel Oliveira, saem José Pedro e Rui Pereira.

68' - GOOOOOOOLOOOOO do Sporting! Tiago Tomás mergulhou e, de cabeça, atirou para o 2-0, no Restelo.

65' - Pedro Porro acabou de entrar... e já viu o cartão amarelo. Gustavo Correia não perdoou uma entrada feia sobre Flavinho.

63' - Responde Rúben Amorim. Saem Pedro Gonçalves e Gonçalo Esteves, entram Nuno Santos e Pedro Porro.

59' - Cheirou a golo no Restelo! Gonçalo Esteves avançou pela ala direita e rematou contra José Pedro, mas a bola por pouco não encontrou o caminho para a baliza.

58' - Mais um cartão amarelo. Agora, é para Ugarte por falta dura sobre André Serra.

56' - Eis as primeiras substituições da noite. Nuno Oliveira lança Flavinho e Botas, e retira Rúben Araujo e David Brazão.

50' - Outra vez Marcelo Valverde! Tiago Tomás apareceu isolado e tentou picar a bola sobre o guarda-redes do Belenenses, mas este estava atento e não se deixou enganar.

46' - Mais um cartão amarelo. Agora, é para João Oliveira, por falta sobre Rúben Vinagre.

46' - As equipas estão de volta ao relvado. Arranca a segunda parte do Belenenses-Sporting.

45' - Gustavo Correia dá por terminada a primeira parte. O Sporting vai vencendo o Belenenses graças ao golo 'madrugador' de Tiago Tomás.

45+1' - O Belenenses não desiste! Clé atirou de longe e com força, mas à figura de João Virgínia, que encaixou sem grandes dificuldades

45' - Que grande momento de Marcelo Valverde! O guarda-redes do Belenenses 'voou' para negar o golo a Gonçalo Inácio.

44' - Mais um 'golo cantado' desperdiçado pelos leões! Após uma bela jogada coletiva, Tiago Tomás atirou para a defesa de Marcelo Valverde.

36' - Responde o Sporting! Pedro Gonçalves apareceu bem na grande área e atirou para uma bela estirada de Marcelo Valverde.

35' - O Belenenses está cada vez mais confiante! Após bola longa, João Virgínia teve de sair da grande área para para impedir 'estragos'.

28' - O Belenenses dá o primeiro sinal de perigo! José Pedro, de fora da grande área, ensaiou o remate, mas a bola saiu muito longe do alvo.

27' - Eis o primeiro cartão amarelo da noite. É para Rui Pereira, devido a um 'pisão' sobre Daniel Bragança.

24' - O que acaba de desperdiçar Zouhair Feddal! Completamente isolado na cara de Marcelo Valverde, o central leonino atirou por cima.

19' - Jogo interrompido no Restelo. Marcelo Valverde apresentou queixas no tornozelo esquerdo e pediu a assistência médica.

14' - Esteve à vista o segundo golo dos leões! Rúben Vinagre passou 'disparado' sobre João Oliveira e passou para Jovane Cabral, que, à boca da baliza, por pouco não conseguiu atirar a contar.

2' - GOOOOOOLOOOOOO do Sporting! Rúben Vinagre avançou pela ala esquerda e cruzou rasteiro para o coração da grande área, onde apareceu Tiago Tomás a desviar para o fundo das redes... aos 90 segundos.

0' - Gustavo Correia faz soar o apito inicial. Já se joga o Belenenses-Sporting.

Onzes

Belenenses: Marcelo Valverde, João Oliveira, Mauro Antunes, Rúben Araújo, Clé, André Serra, Rui Pereira, Fábio Marinheiro, César Medina, David Brazão e José Pedro

Sporting: João Virgínia; Gonçalo Esteves, Ricardo Esgaio, Gonçalo Inácio, Feddal, Rúben Vinagre; Ugarte, Daniel Bragança; Pedro Gonçalves, Jovane Cabral e Tiago Tomás.

Antevisão

Belenenses e Sporting entram, esta sexta-feira, em campo, no estádio do Restelo, para disputar aquela que é uma das partidas mais aguardadas da terceira eliminatória da Taça de Portugal, a primeira que irá contar com equipas que militam no principal escalão do futebol nacional.

O dérbi entre azuis e leões já não se disputa desde 2018, quando, nos primeiros, houve um 'divórcio' que atirou com o clube para as distritais e manteve a SAD na I Liga. Uma 'guerra' que, de resto, se mantém bem ativa até aos dias de hoje.

Esta será a 249.º vez na história que estas equipas irão medir forças a nível oficial. O balanço é claramente favorável aos azuis e brancos, que somam 131 vitórias (a última das quais no mais recente dérbi, por 4-3), 56 empates e 61 derrotas.

Este jogo terá, ainda, como aliciante a possibilidade de Gonçalo Inácio e Pedro Gonçalves, já totalmente recuperados das respetivas lesões, irem a jogo, permitindo, assim, a Rúben Amorim preparar ambos para a visita ao Besiktas, na próxima semana.

O Belenenses-Sporting será ajuizado por Gustavo Correia, árbitro da Associação de Futebol do Porto, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h45 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Belenenses-Sporting: Leões de regresso ao Restelo, um palco histórico

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório