Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Os 125 milhões de Fábio Silva, os dragões de ouro e o caso Aboubakar

FC Porto defronta, neste domingo, o Vitória FC, no Estádio do Dragão.

Os 125 milhões de Fábio Silva, os dragões de ouro e o caso Aboubakar
Notícias ao Minuto

12:56 - 23/11/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Sérgio Conceição

Depois de eliminar o Coimbrões na anterior ronda, o FC Porto vai medir forças contra o Vitória FC, no Estádio do Dragão, pelas 17h30, neste domingo.

Neste sábado, pelas 12h30, no centro de treinos do Olival, Sérgio Conceição fez a antevisão a esta partida que antecede outra partida crucial para os dragões, dessa feita frente ao Feyenoord, para a 5.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa.

Confira as declarações do treinador azul e branco na página do Desporto ao Minuto. 

Vitória FC: Nós não sabemos bem o que vamos encontrar, até porque vem novo treinador e com isso vêm novas ideias, novos esquemas táticos, novas dinâmicas, todavia o importante passa por conseguirmos passar esta eliminatória. É um jogo um pouco mais difícil nesse sentido, mas temos uma ambição enorme em chegar à final.

Uribe, Marchesín, Luis Díaz e Saravia estão disponíveis para ser convocados? Vamos apresentar o onze que dá melhores garantias, tendo em conta também os jogadores que estiveram aos serviços das seleções. À exceção do Pepe e do Baró todos os jogadores estão disponíveis para ser convocados.

Facto de ter trabalhado na última semana maioritariamente com jogadores da primeira linha: Aqui não jogadores de primeira linha ou de segunda linha, há equipa A e equipa B do FC Porto, sendo que na equipa principal estão jogadores da equipa B.

Aboubakar titular nos Camarões: O Aboubakar esteve lesionado durante sete meses e para encontrar o ritmo competitivo desejado tem de treinar bem. O selecionador dos Camarões já o encontrou bem e fico feliz por isso, uma vez que significa que o departamento clínico do clube está a fazer um bom trabalho.

Renovação de Fábio Silva. Maior responsabilidade para o jogador, mas também para o treinador? Os 125 milhões de euros é apenas um número e isso não me interessa nada. Isso dos contratos fica à porta do Olival. Há jogadores que acabavam contrato no final da época e jogavam, e outros com contrato de quatro anos que acabaram por sair mais cedo. A mim interessa-me o desempenho dos jogadores e não as cláusulas que estão presentes nos contratos. O Fábio é um menino que começou a jogar futebol de alto nível neste ano. Já tive oportunidade de dizer e volta a sublinhar: tem tudo para correr bem ao Fábio, até pelo suporte familiar que ele tem.

Marega, Baró e Fábio Silva dedicaram os respetivos dragões de ouro ao treinador. Como se sente em relação a essa homenagem? O meu dragão de ouro é vir trabalhar para aqui todos os dias. Quase sempre sou o último a sair destas instalações. Trabalho numa casa que gosto muito e essa é a minha alegria. Claro que fico feliz pelos jogadores me cumprimentarem, mas isso estende-se à equipa técnica, até porque somos uma família. O que os jogadores fizeram não estava planeado, foi instintivo. 

Ponto apertada de calendário até ao Natal: Todos os ciclos são de grandes decisões, até porque quando empatamos um jogo já é muito mau. O FC Porto está habituado a essa pressão, uma pressão que aumenta ainda mais quando olhamos para um presidente que ganhou tudo e é o mais galardoado da história. 

Trabalho com  jovens da equipa B: Nós aproveitamos estas pausas para chamar mais jovens à equipa A do FC Porto, mas, às vezes, em treinos à porta fechada, também os chamamos. O Fábio Vieira, o Vítor Ferreira, entre outros, são um lote de jogadores com muito talento.

Este jogo com o Vitória FC trabalha olhando para o que sabe do treinador adversário ou observando apenas o plantel contrário? Eu tenho de olhar para as características individuais dos jogadores,  mas tenho de olhar para o histórico dele como treinador. Não só o trabalho que fez no Belenenses, mas também na Udinese onde jogou com sistemas tácticos diferentes. Ele saiu da Udinese a jogar com uma linha de cinco e isso é um trabalho que como treinador tenho de fazer. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório