Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Do sonho, às lágrimas. Quem se destacou no Benfica-Sporting?

Águias conquistaram o primeiro troféu da temporada. Uma vitória contundente e expressiva, que culminou na conquista da oitava Supertaça da sua história. Leões saíram vergados do Algarve, após uma segunda parte de autêntico pesadelo.

Do sonho, às lágrimas. Quem se destacou no Benfica-Sporting?
Notícias ao Minuto

07:35 - 05/08/19 por Ruben Valente

Desporto Supertaça

Para o Benfica não havia melhor maneira de começar a temporada. Uma conquista importante suportada numa goleada ao maior rival de sempre: o Sporting. Este domingo, a equipa encarnada venceu os leões por 5-0, no Estádio Algarve, e conquistou a 8.ª Supertaça da sua história.

Após uma primeira parte equilibrada, o Benfica foi eficaz e conseguiu chegar à vantagem por Rafa. No segundo tempo, o equilíbrio começou a desfazer-se à passagem do minuto 60. Pizzi marcou e deu início aqueles que seriam os próximos 30 minutos de pesadelo para o Sporting.

A equipa de Marcel Keizer perdeu o norte e ficou perdida em campo. O acerto defensivo ficou esquecido e o Benfica fez o que quis da formação leonina. Ataque atrás de ataque, o rolo compressor das águias não parou e Grimaldo e Pizzi aumentaram a vantagem para quatro golos. Já no último minuto, Chiquinho fez o quinto e ao mesmo tempo que selou o resultado final, deixou Thierry Correia lavado em lágrimas, ele que até foi um dos melhores elementos do Sporting na noite deste domingo. Mas já lá vamos...

Figura do jogo – Um ‘prémio’ onde cabiam vários jogadores. Pizzi foi um verdadeiro ‘monstro’ na partida – dois golos e uma assistência – e foi o principal obreiro desta goleada. Rafa também esteve em grande plano, marcou e na segunda parte foi um verdadeiro pesadelo para a defensiva leonina. Porém, há que destacar também um outro nome: Odysseas Vlachodimos.

Se o Benfica conseguiu chegar em vantagem ao intervalo, e golear no segundo tempo, muito pode agradecer ao dono das suas redes. Na primeira parte o grego contabilizou quatro defesas, três delas cruciais para o desfecho da partida. O Benfica brilhou na frente, é certo, mas teve atrás toda a segurança de que precisou.

Desilusão – Preferimos não personificar a desilusão num só homem. Até porque depois de sofrer cinco golos é difícil haver apenas uma desilusão. Mas destacamos a forma como o Sporting defendeu, principalmente no segundo tempo, como a maior desilusão da partida. Depois de um primeiro tempo equilibrado, em que o Benfica foi mais eficaz, nada fazia prever um resultado desnivelado.

Mathieu é um dos melhores centrais da Liga, mas este domingo teve um erro que culminou no segundo golo do Benfica. Um duro golpe para os leões que, a partir desse momento, nunca mais se conseguiram reerguer e fazer frente à equipa de Bruno Lage.

Surpresa – O Benfica venceu, marcou cinco golos, mas há que destacar um nome: Thierry Correia. Muito bom jogo do lateral-direito, que na pré-época não mereceu à primeira a confiança de Keizer. Muito competente a defender, foi um dos melhores elementos do Sporting durante todo o encontro. A subir conseguiu também fazer a diferença e, apesar da pesada derrota, os leões podem ter tido a prova de que um dos melhores reforços desta época estava mesmo em casa.

Homem do apito – Nuno Almeida foi sempre muito rígido na sua análise dos lances. Não quis dar grande abertura aos jogadores para fazerem falta e puxou sempre do cartão amarelo com relativa facilidade. Prova disso foram os 10 cartões mostrados – um deles vermelho.

Bruno Lage – Mostrou ter a lição bem estudada e na conferência de imprensa disse aquilo que se adivinhou: o facto de o Sporting ter jogado com uma linha de cinco defesas. O treinador do Benfica preparou da melhor forma este jogo durante toda a pré-temporada e o resultado demonstra-o.

Marcel Keizer – Experimentou uma tática que nunca tinha implementado em nenhum encontro da pré-época. Como o próprio disse, treinaram o jogo com três centrais, mas não colocaram o rascunho em nenhum encontro até aqui. A jogada arriscada do holandês pareceu estar a correr bem no primeiro tempo, mas à primeira desorganização, Keizer nunca mais conseguiu que o Sporting estivesse organizado e o descontrolo acabou por culminar numa goleada.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório