Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

FC Porto prossegue ciclo imaculado e recupera melhores registos europeus

Dragões receberam e venceram o Schalke 04 numa partida que contou com elevada dose de emoção.

FC Porto prossegue ciclo imaculado e recupera melhores registos europeus
Notícias ao Minuto

08:00 - 29/11/18 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

A noite de quarta-feira foi de grande alegria para os adeptos do FC Porto. A equipa azul e branca entrou na partida com o Schalke 04 já com o apuramento garantido - fruto da derrota do Galatasaray em Moscovo - e conseguiu ainda agarrar a liderança do grupo D da Liga dos Campeões. 

Apesar de um início de jogo algo tremido, que se explica pelo contexto em torno do grupo, a equipa de Sérgio Conceição começou a ganhar ascendente na partida e acabou por tomar conta de todos os momentos da mesma. Depois de várias ameaças na primeira metade, a segunda parte da partida contou com quatro golos. Três portistas e um, através de grande penalidade, dos alemães. 

O triunfo do FC Porto (3-1) não merece qualquer tipo de contestação, uma vez que a formação lusa foi bem superior aos germânicos e confirma o ciclo positivo que o FC Porto atravessa. 

São já nove as vitórias consecutivas que o FC Porto assina. Em apenas uma delas, o conjunto azul e branco não conseguiu vencer por uma vantagem de dois golos. Mas há mais dados históricos a reter. 

A quinta liderança e Marega a seguir as pisadas de Jardel 

A confirmação do estatuto de líder no grupo D é uma das grandes vitórias de Sérgio Conceição nesta edição da Liga dos Campeões. Esta é apenas a quinta vez que os dragões conseguem terminar a fase de grupos no primeiro lugar. 

Por seu turno, Marega parece estar a seguir as pisadas de Jardel. O avançado maliano marcou na Champions pelo quarto encontro consecutivo e está apenas um jogo de conseguir igualar o feito do antigo craque brasileiro. Em 1999/2000, Jardel conseguiu marcar em cinco jogos consecutivos do FC Porto na Liga dos Campeões. 

Nota ainda para o registo de pontos do FC Porto. Os dragões já arrecadaram 13 pontos em cinco jornadas, um número que apenas foi conseguido por quatro ocasiões 1996/97, 2012/13, 2014/15 e 2018/19. Se vencer na próxima ronda, na Turquia, os dragões elevem para 16 os pontos arrecadados, algo apenas conseguido em 1996/97. 

Dados comprovam domínio portista 

A consulta dos dados não deixa qualquer dúvida sobre a justiça do triunfo do FC Porto. A equipa portuguesa foi superior ao Schalke 04 em vários momentos do jogo, tal como na posse de bola, nos remates enquadrados. Por seu turno, os alemães apenas foram superiores no número de faltas e de cartões. 

FC Porto vs Schalke 04
5 Remates à baliza 2
5 Remates para fora 1
5 Cantos 1
2 Foras de jogo 2
61% Posse de bola 39%
11 Faltas 16
1 Cartões amarelos 2
0 Cartões vermelhos 0

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório