Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Zivkovic: Da ala para o meio. Do meio... para o banco

Médio sérvio parecia estar a conquistar um lugar na equipa principal, mas esta temporada perdeu espaço e tem passado a maior parte do tempo afastado da titularidade.

Zivkovic: Da ala para o meio. Do meio... para o banco
Notícias ao Minuto

08:23 - 15/11/18 por Ruben Valente

Desporto Análise

Não está fácil a vida de Andrija Zivkovic na Luz. O sérvio está a passar por um autêntico ‘eclipse’ na formação principal. Chegou como grande promessa, proveniente do Partizan de Belgrado, começou a confirmar o estatuto e, de repente, desapareceu.

Na sua primeira temporada, em 2016/17, foi tendo alguns minutos a extremo. Colado à ala, começou a mostrar dotes com o seu pé esquerdo. Uma qualidade de passe tremenda, cruzamentos teleguiados e a bola 'coladinha' ao pé demonstrava que podíamos estar perante um craque.

No seu primeiro ano de águia ao peito, ainda com 20 anos, o jovem sérvio alinhou em 24 jogos pelo Benfica, tendo somado um total de 1585 minutos. Números positivos para a sua primeira época na Luz.

Na segunda temporada, Zivkovic continuou a tentar conquistar, de vez, o seu espaço entre os titulares da formação encarnada. Na primeira metade da época realizou 15 jogos, mas foi na segunda que fincou o pé no onze titular de Rui Vitória. Com a lesão de Krovinovic, o técnico do Benfica aproveitou a qualidade de passe de Zivkovic e a sua visão de jogo para o colocar a jogar no centro do terreno, ao lado de Pizzi.

De um extremo puro, Rui Vitória forjou um criativo que acabou por ser fulcral na segunda metade de 2017/18. Em 14 jogos com Zivkovic a titular, o Benfica perdeu apenas dois encontros: frente ao FC Porto e Tondela.

O camisola ‘17’ das águias pegou de estaca, mas esta época a sua utilização foi escassa. Gedson apareceu, Gabriel foi contratado e Zivkovic perdeu, inevitavelmente, espaço. Depois de uma época em que tinha realizado 30 jogos, 2059 minutos e três golos, o sérvio conta apenas com utilizações em 10 jogos e 278 minutos somados esta temporada.

As oportunidades às vezes aparecem onde menos se espera. No entanto, com a recuperação de Krovinovic, que já foi convocado nos últimos dois jogos, o espaço para Zivkovic na Luz parece cada vez mais reduzido. É que, a par de Samaris – que soma 125 minutos - , o sérvio é o médio com menos tempo na equipa orientada por Rui Vitória.

Números de Zivkovic no Benfica:

Época Jogos Golos Minutos
2018/19 10 0 278
2017/18 30 3 2059
2016/17 24 1 1585

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório