Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

FIFA quer limitar entre seis e oito o número de jogadores emprestados

A FIFA pretende limitar entre seis e oito o número de futebolistas emprestados pelos clubes em cada época desportiva, no quadro de uma reforma do regulamento de transferências, noticia hoje AFP, citando fonte próxima do processo.

FIFA quer limitar entre seis e oito o número de jogadores emprestados
Notícias ao Minuto

16:23 - 13/09/18 por Lusa

Desporto Mercado de Transferências

A medida visa "garantir a integridade das competições" e acabar com situações de monopólio por parte de alguns clubes, que contratam um elevado número de jogadores apenas para serem emprestados a outros clubes, que ficam em posição de inferioridade.

Vários clubes portugueses, em especial o Benfica, o FC Porto e o Sporting, cederam na temporada 2018/2019, a equipas nacionais e estrangeiras, um número muito superior ao que a FIFA pretende impor como máximo de atletas emprestados por época.

A Liga portuguesa chegou a proibir o empréstimo de futebolistas entre clubes do mesmo escalão, mas reverteu a medida, restringindo apenas o número máximo permitido e impedindo os jogadores cedidos de defrontarem as equipas de origem.

A mesma fonte indicou que a FIFA está também a pensar criar uma 'câmara de compensação', gerida por um banco, que será responsável pela recolha e distribuição de verbas provenientes da transferência de jogadores, destinadas a indemnizar os clubes pela sua formação.

A FIFA delegou numa 'comissão de parceiros', liderada pelo canadiano Victor Montagliani, os estudos que servirão de base à reforma do regulamento de transferências, um desejo do presidente do organismo regulador do futebol mundial, o suíço Gianni Infantino.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório