Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Seis finalistas para Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes

O júri do Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoais distinguiu seis finalistas de um grupo de 77 obras a concurso e anuncia na próxima semana o vencedor, foi hoje divulgado.

Seis finalistas para Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes
Notícias ao Minuto

23:30 - 14/07/15 por Lusa

Cultura Júri

Segundo um comunicado da Associação Portuguesa de Escritores (APE), foram escolhidos os livros "Escuro", de Ana Luísa Amaral, "Nó", de Daniel Jonas, "Ritornelos", de Joana Emídio Marques, "A misericórdia dos mercados", de Luís Filipe Castro Mendes, "Jóquei", de Matilde Campilho, e "O fruto da gramática", de Nuno Júdice.

O Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE/Câmara Municipal de Amarante é patrocinado integralmente pela autarquia e tem o valor de 12.500 euros.

Fernando Guimarães, poeta do Porto, venceu a edição do ano passado, a primeira com o nome de Grande Prémio, embora já tivesse sido distinguida perto de duas dezenas de outros poetas portugueses em anos anteriores - a distinção tinha o nome Grande Prémio de Poesia da APE.

Desde a sua instituição, em 1988, ainda sem parcerias, foram distinguidos autores como António Ramos Rosa, Natália Correia, Vasco Graça Moura, Joaquim Manuel Magalhães, Fernando Echavarría, Fiama Hasse Pais Brandão, Pedro Tamen, Gastão Cruz, Armando Silva Carvalho, Manuel António Pina, Manuel Gusmão e António Franco Alexandre.

Eugénio de Andrade foi o primeiro distinguido, em 1988.

Dos finalistas deste ano, Ana Luísa Amaral e Nuno Júdice já receberam o grande prémio de poesia da APE .

Teixeira de Pascoaes foi poeta e escritor, autor de dezenas de obras. Nasceu em Amarante em 1877 e morreu na mesma localidade, onde passou a maior parte da vida, aos 75 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório