Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 18º

Encenador José Caldas estreia texto de Carlos Casales

O encenador José Caldas estreia, na sexta-feira, no Teatro Principal de Ourense, Espanha, uma nova versão teatral do texto 'As laranxas máis laranxas de todas as laranxas', do escritor espanhol Carlos Casares.

Encenador José Caldas estreia texto de Carlos Casales
Notícias ao Minuto

17:57 - 02/10/14 por Lusa

Cultura Ourense

"Trata-se de uma recriação do texto que encenei em 2004, no Centro Dramático Galego, a convite do diretor do centro, que agora recrio, com outros atores, muitos instrumentos e com uma banda em palco", disse José Caldas à agência Lusa.

José Caldas acrescentou que regressa a um texto que é considerado um dos fundadores do teatro para a infância na Galiza, dez anos depois de ter estreado a primeira versão no palco do Centro Dramático Galego, em Santiago de Compostela, e de com ela ter percorrido várias cidades galegas, além de ter vencido um Prémio Maria Casares.

A nova leitura da peça vai ser igualmente levada a várias localidades da Galiza, estando já agendadas 60 representações, referiu ainda José Caldas.

"As laranxas máis laranxas de todas as laranxas" estreia-se em Ourense por ter sido nesta cidade galega que, em agosto de 1941, nasceu o autor do texto, falecido em março de 2002, em Nigrán (Pontevedra).

José Caldas é o diretor e encenador da Companhia de Teatro Quinta Parede, com sede em Matosinhos, vocacionada para o público infanto-juvenil.

A peça tem direção musical de Bernardo Martínez, enquanto a cenografia, figurino e criação visual são da portuguesa Marta Silva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório