Meteorologia

  • 16 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 24º

"Gaspar faz muita falta"

O antigo ministro das Finanças Miguel Cadilhe afirma que "a troika não é mais do que uma tripulação intercalar que procura salvar o barco, após formidáveis rombos socratinos”. Num artigo de opinião do Público sobre o mandato de Vítor Gaspar, o antigo governante do PSD diz que Gaspar “faz muita falta à consistência e credibilidade das finanças públicas”.

"Gaspar faz muita falta"
Notícias ao Minuto

15:50 - 01/08/13 por Notícias Ao Minuto

Política Cadilhe

Para Miguel Cadilhe, "a troika não é mais do que uma tripulação intercalar que procura salvar o barco, após formidáveis rombos socratinos”.

O antigo ministro sublinha que “a rota troikiana pode agora ser outra, na mesma direcção, e velocidade da viagem pode ser diferente”, mas lembra que “não se pode inverter a rota”.

Sobre o ex-responsável pelas Finanças, Cadilhe considera que “Gaspar faz muita falta à consistência e credibilidade das finanças públicas”. E alerta: “Vamos ver se essa falta não é irremediável e se o dia 1 de Julho de 2013 não inicia um imprudente recuo. Oxalá que não”.

Na opinião do antigo ministro, escrita no Público, o ajustamento implicaria sempre “muitos estragos”, embora Cadilhe acredite que “havia e há” formas de conseguir uma divisão mais equitativa dos sacrifícios. “Admito a inevitabilidade (dos custos), mas havia e há questões de grau – de graduação do tempo e do doseamento das medidas - que não estão respondidas”, escreve.

No entanto, a principal crítica apontada por este antigo governante é a do adiamento da reforma estrutural do Estado, erro que o próprio Vítor Gaspar assumiu, e a ausência de medidas estruturais do lado da despesa pública.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório