Meteorologia

  • 16 JULHO 2024
Tempo
24º
MIN 17º MÁX 26º

Trump festeja aniversário com farpas a Biden (que não se deixa ficar)

Ao mesmo tempo que fez pouco de Biden, tendo atirado que o chefe de Estado "não sabe onde raio está", o magnata mostrou-se a favor da votação antecipada e por correio. No entanto, mais tarde, proclamou que não precisa de votos.

Trump festeja aniversário com farpas a Biden (que não se deixa ficar)
Notícias ao Minuto

22:21 - 15/06/24 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

O antigo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinalou o seu 78.º aniversário na noite de sexta-feira, diante de uma plateia de membros do ‘Club 47’, em West Palm Beach, na Florida. O magnata não se coibiu de lançar farpas ao atual chefe de Estado norte-americano, Joe Biden, que considerou ser demasiado frágil para aguentar um segundo mandato. Ainda assim, Biden não se deixou ficar, e endereçou-lhe uma mensagem de parabéns também ela repleta de farpas.

“O nosso país está a ser destruído por pessoas incompetentes. Todos os presidentes deviam fazer testes de aptidão”, disse, perante os seus apoiantes, citado pela Associated Press (AP).

As festividades incluíram ainda um bolo de várias camadas com o slogan da campanha de Trump e logótipo do ‘Club 47’, que se terá mantido intacto. Contudo, havia um bolo de baunilha nos bastidores do evento, que terá sido distribuído pela equipa do republicano, de acordo com a AP.

“Esta é de longe a maior festa de aniversário que já tive”, disse Trump, tendo recordado algumas das suas propostas eleitorais, como é o caso da redução de impostos, do aumento das restrições à imigração e da eliminação das leis ambientais para estimular a produção doméstica.

Ao mesmo tempo que fez pouco de Biden, tendo atirado que o chefe de Estado “não sabe onde raio está”, o magnata mostrou-se a favor da votação antecipada e por correio. No entanto, mais tarde, proclamou que não precisa de votos.

“Na verdade, não precisamos do seu voto. Temos tantos votos”, afirmou.

Biden, que fará 82 anos no dia seguinte às eleições presidenciais de novembro, não deixou passar o aniversário de Trump em branco. O democrata divulgou uma lista dos 78 “’feitos’ históricos” não só da presidência do republicano e dos seus ‘falhanços’, mas de várias referências aos casos judiciais que pendem sobre o magnata.

“Feliz 78.º aniversário, Donald. De um velho para outro: a idade é só um número. Esta eleição, contudo, é uma escolha”, escreveu Biden, na rede social X (Twitter).

O porta-voz da campanha do presidente, James Singer, acrescentou: “Em nome da América, o nosso presente adiantado para o seu 79.º aniversário: assegurar-nos de que nunca será presidente novamente.”

Saliente-se que Trump foi acusado de manipulação indevida de documentos classificados, que levou ilegalmente para a sua residência em Mar-a-Lago, na Florida, ao deixar a Casa Branca. Foi, também, acusado de ter tentado subverter os resultados das eleições presidenciais de 2020, e condenado por falsificação de documentos para encobrir um escândalo sexual durante a campanha eleitoral de 2016.

Leia Também: Trump visita Capitólio pela primeira vez desde ataque de janeiro de 2021

Recomendados para si

;
Campo obrigatório