Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Não há político que convença os portugueses

Todos os líderes políticos tiveram nota negativa dos portugueses no barómetro de Março do Diário de Notícias. E o mesmo aconteceu com o Presidente da República, Cavaco Silva, embora seja quem tenha reunido a menor percentagem negativa, com -52%.

Não há político que convença os portugueses
Notícias ao Minuto

08:31 - 15/03/13 por Notícias Ao Minuto

Política Sondagens

A sondagem do DN espelha o descontentamento e o descrédito, que têm sido uma constante, dos portugueses na classe política, com todos os líderes, de Passos Coelho a Jerónimo de Sousa, a terem nota negativa. Ou seja, mais de metade dos portugueses inquiridos faz uma apreciação desfavorável da actuação dos políticos.

O Presidente da República, Cavaco Silva, registou 52% de notas negativas (48% de positivas), mas apesar do ‘chumbo’ o chefe de Estado é o político menos mal visto.

Logo a seguir surge Jerónimo de Sousa do PCP com 47% de votos favoráveis, mais dois pontos percentuais do que no barómetro do DN em Setembro. António José Seguro, do PS, e Paulo Portas, do CDS, parceiro do PSD na coligação governamental, têm ambos 43% de notas positivas. No entanto, o líder rosa baixou dos 51%, enquanto o centrista subiu dos 40%, valores estes registados na sondagem anterior.

Já Catarina Martins e João Semedo obtiveram 41% e 44% de notas positivas, respectivamente. Francisco Louçã, líder aquando do último inquérito, tinha registado 48% de avaliações favoráveis.

Por último, o mais mal-amado foi, sem grande surpresa, o primeiro-ministro, Passos Coelho, só reuniu 34% de notas positivas, o mesmo valor que tinha somado em Setembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório