Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

A "diferença que faz toda a diferença" na estratégia socialista

Aumentar os impostos para automobilistas é a melhor forma de combater o excesso de importações em Portugal, defende João Galamba.

A "diferença que faz toda a diferença" na estratégia socialista
Notícias ao Minuto

08:21 - 09/02/16 por Carolina Rico

Política João Galamba

João Galamba considera que os aumentos nos impostos sobre os combustíveis e setor automóvel são uma forma de combater o que diz ser um “problema crónico” de Portugal, o “excesso de importações”.

“O PS taxa as duas principais importações do país: combustíveis e automóveis”, escreveu o deputado socialista a sua página pessoal de Facebook.

O aumento do imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP), imposto sobre veículos (ISV) e o imposto único de circulação (IUC) têm vindo a ser alvo de críticas por parte dos partidos da oposição, mas para João Galamba há “uma diferença que faz toda a diferença” na estratégia socialista.

Enquanto o PSD e o CSD tentaram resolver o problema do desequilíbrio da balança comercial “cortando salários, reduzindo emprego e cortando no investimento”, o PS, com “o apoio da Esquerda parlamentar, aumenta salários e baixa impostos sobre o trabalho, aumenta mínimos sociais e pensões, aumenta emprego e investimento”.

A proposta de Orçamento do Estado para 2016 foi entregue na sexta-feira no Parlamento e prevê um défice de 2,2% do PIB e um crescimento da economia de 1,8%.

O Governo espera que o aumento das receitas com estes impostos, combinado com o combate à fraude fiscal, compense quase totalmente a receita que vai perder com a redução da sobretaxa em sede de IRS, com a redução do IVA na restauração para os 13% em julho e com a redução da Taxa Social Única dos trabalhadores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório