Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

ANAC? "É indescritível a hipocrisia política do PSD e do CDS"

Vital Moreira considera que há responsabilidades políticas nos aumentos de ordenados na ordem dos 150% a três gestores da ANAC.

ANAC? "É indescritível a hipocrisia política do PSD e do CDS"
Notícias ao Minuto

09:27 - 03/02/16 por Pedro Filipe Pina

Política Vital Moreira

Causaram polémica os aumentos de ordenados de três gestores da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC). Em causa estão aumentos na ordem dos 150%, feitos ainda quando o Executivo de Passos Coelho estava no poder. Para Vital Moreira, há responsabilidades políticas a retirar desta história.

Recorde-se que em causa estão os ordenados do presidente Luís Ribeiro, que passou de seis mil para 16 mil euros mensais, do vice-presidente Carlos Salgado, de cinco mil a 15 mil, e da vogal Lígia Fonseca, que deixou de auferir cinco mil para ganhar 12 mil euros por mês.

Ao Notícias ao Minuto, a ANAC explicou ontem que estes aumentos se deveram a uma mudança de estatuto mas Vital Moreira não poupa críticas no texto que assinou no blogue Causa Nossa.

“É indescritível a hipocrisia política do PSD e do CDS na tentativa de fugir às suas responsabilidades no caso das remunerações estratosféricas atribuídas aos administradores da ANAC”, critica o socialista que foi cabeça de lista do PS às Europeias de 2009.

Explica Vital Moreira que “nos termos da lei-quadro das autoridades reguladoras de 2013, tais vencimentos foram fixados por uma comissão de vencimentos”. Ora esta, também de acordo com a lei, contava com um representante da própria autoridade reguladora, outro do ministro das Finanças, “que pertencia ao PSD”, e outro “em representação do ministro da tutela (que era o ministro da Economia, do CDS”.

“Portanto, os representantes do Governo tinham a maioria na referida comissão de vencimentos, e ninguém acredita que não atuassem de acordo com instruções ou pelo menos com a cobertura dos respetivos ministros”, escreve Vital Moreira, acrescentando que “o PSD e o CDS não podem sacudir a água do capote do seu Governo nesta indecente história”, pode ler-se

Recomendados para si

;
Campo obrigatório