Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Direção do PS salienta que há mais mulheres nas listas

A direção do PS considera que o peso das mulheres nas listas de candidatos a deputados é o maior de sempre, mas a presidente do Departamento das Mulheres Socialista, Isabel Coutinho, queixa-se de ter sido afastada.

Direção do PS salienta que há mais mulheres nas listas
Notícias ao Minuto

19:25 - 22/07/15 por Lusa

Política Reunião

Numa nota enviada à agência Lusa, a direção do PS salienta que haverá 86 candidatas socialistas nos 230 lugares efetivos das listas para a Assembleia da República.

Uma mudança em termos de reforço da paridade que a direção socialista relaciona globalmente com a renovação das listas, salientando-se que, dos 230 efetivos, 166 são novos candidatos ao parlamento.

No entanto, numa nota enviada à agência Lusa, a presidente do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas (DNMD), refere que, "pela primeira vez, o departamento não tem representação na quota nacional das listas de candidatos a deputados à Assembleia da República" - uma quota que é da responsabilidade do secretário-geral, António Costa.

"O DNMS foi afastado porque a sua presidente, Isabel Coutinho, apoiou, o que aos olhos de muitos foi um erro, de forma leal e convicta, o nosso camarada António José Seguro. Se assim é, estamos perante um ataque aos princípios socialistas e republicanos, sem a frontalidade que estes mesmos princípios o exigem de assumir" acrescenta Isabel Coutinho.

Na reunião da Comissão Política do PS, o deputado socialista Miguel Laranjeiro fez também a uma intervenção a contestar a desigualdade de critérios de uma direção que colocou nos lugares elegíveis do Porto o líder da JS, João Torres, mas não procedeu da mesma forma em relação a Isabel Coutinho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório