Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

PSD e CDS encurtam distância para PS de Costa

O ano ainda não tinha começado e as eleições legislativas já eram tema constantemente presente na agenda política dos partidos do Governo e da Oposição. Com a alteração da liderança socialista, o PS parecia ter ganho um novo fôlego político. Porém, com a primeira sondagem do ano divulgada pelo Expresso, será que a tendência do final do ano se vai manter?

PSD e CDS encurtam distância para PS de Costa
Notícias ao Minuto

16:40 - 16/01/15 por Notícias Ao Minuto

Política Sondagens

A primeira sondagem do ano, realizada pela Eurosondagem para o Expresso, dá o PSD e CDS em movimento de aproximação ao renovado PS de Costa. Com estes novos números há agora mais dúvidas sobre a capacidade de os socialistas conquistarem uma maioria absoluta no exercício eleitoral deste ano.

Segundo a auscultação aos portugueses realizada para o Expresso, o agremia agora 37,9% das intenções de voto, uma percentagem que apesar de ter crescido não foi suficiente para o partido se distanciar do PSD e CDS, que agora, em conjunto, conseguem chegar aos 34,6%, ficando apenas a 3% do partido socialista.

Em conjunto, os partidos da maioria crescem 2,3 pontos percentuais, enquanto os socialistas têm uma variação positiva de quatro décimas.

Quanto aos restantes partidos, os comunistas chegam aos 9,3%, o Bloco de Esquerda, atinge os 3,5%, enquanto as novas iniciativas políticas, o PDR, de Marinho e Pinto, e o Livre, de Rui Tavares, conseguem respetivamente 2,5% e 2%.

No âmbito da popularidade das figuras políticas, apesar de se manter em terreno negativo, destaque para a classificação atribuída a Pedro Passos Coelho, que regista, entre todos os líderes, a maior subida. O líder do Governo e do PSD regista uma subida de 3,6 pontos.

Porém, o ranking da popularidade continua a ser liderado por António Costa. O socialista recebe uma nota positiva de 11,1, sendo seguido por Paulo Portas, líder do segundo maior do Governo, que regista uma pontuação de 7,7. Jerónimo de Sousa, responsável político da CDU, também está em movimento ascendente, conseguindo 4,8 pontos.

Fora do Parlamento, Cavaco, que se encontra a cumprir o seu último ano de mandato, sofre uma queda de 2,5, recebendo agora nota negativa dos portugueses (-0.8).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório