Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

De onde saiu afinal a "salsicha educativa" de Passos?

Pedro Passos Coelho trouxe, no discurso de encerramento da cerimónia de abertura do ano letivo, mais uma expressão para o ?dicionário político? português, ao falar em ?salsicha educativa?. O Expresso tenta explicar a origem da curiosa expressão, que terá saído de um discurso de Neil Smith, professor universitário escocês.

De onde saiu afinal a "salsicha educativa" de Passos?
Notícias ao Minuto

10:08 - 23/09/14 por Notícias Ao Minuto

Política Expressão

“Sabemos melhor do que ninguém que aumentar a chamada salsicha educativa não é a mesma coisa que ter um bom resultado educativo. (…) Temos muitos mais alunos a frequentar o ensino básico e secundário, esperamos poder vir a ter significativamente mais alunos a frequentar o ensino superior, mas é importante que o resultado final corresponda a uma melhoria da qualidade do ensino que é prestado”, afirmou Pedro Passos Coelho na cerimónia de abertura do ano letivo, no Conselho Nacional de Educação.

Toda a gente ouviu pela primeira vez a expressão “salsicha educativa” e, entretanto, muita tinta correu sobre o assunto. O Expresso fez um levantamento sobre a possível origem da mesma e concluiu que se trata de uma apropriação do escocês Neil Smith, professor universitário que dizia, sobre o sistema educativo, que "alguns de nós são as salsichas, alguns de nós enchem a tripa com a carne, alguns de nós só manejam as máquinas e alguns são os gerentes".

Não há registo, na internet, de “salsicha educativa” dito desta forma concisa, podendo ter sido Passos Coelho a cunhá-la, diz a mesma publicação, uma vez que no resto do mundo fala-se na questão levantada por Neil Smith, mas apenas na "fábrica de salsichas educativa".

O que o primeiro-ministro poderá querer dizer é que, de acordo com o Expresso, se numa verdadeira fábrica de salsichas se produzem os tais enchidos de carne picada e temperada, numa escola formam-se estudantes. A “salsicha”, essa, poderá ser o aluno ou a própria escola, o que faria do Estado e dos privados proprietários de estabelecimentos de ensino fabricantes de salsichas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório