Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Medos de Juncker atrasam escolha de comissário português

É hoje revelado o nome do novo comissário português. A decisão depende da pasta que Jean-Claude Juncker decidir entregar a Portugal, sendo que Passos Coelho apenas elegerá Maria Luís Albuquerque para o cargo, caso se trata de uma pasta forte. Algo que em Bruxelas poucos acreditam que vá acontecer, dado que seria um risco entregar uma pasta forte a um país que esteve em sérias dificuldades financeiras, escreve o Diário de Notícias.

Medos de Juncker atrasam escolha de comissário português
Notícias ao Minuto

08:02 - 01/08/14 por Notícias Ao Minuto

Política Bruxelas

Pedro Passos Coelho vai revelar esta sexta-feira o nome do próximo comissário português. O anúncio deveria ter sido feito ontem, mas o mesmo não aconteceu por incompatibilidades de agenda com Juncker, que esteve a participar num evento público durante o dia de ontem, e teve que adiar para a noite a reunião com o primeiro-ministro português.

Segundo o Diário de Notícias estará a haver um braço de ferro entre Passos e Juncker, uma vez que este último não está disposto a entregar uma pasta forte ao novo executivo comunitário. Uma fonte de Bruxelas afirma até que “seria irrealista pensar que Juncker aceitará colocar um português, país que viveu nos últimos anos sob as regras da troika e ainda com muitas dificuldades numa pasta da área financeira”.

Lembre-se, porém, que a atribuição de uma pasta forte era a única hipótese para que Passos abrisse mãos de Maria Luís Albuquerque no seu executivo, decisão que não merecia o apoio de Paulo Portas que considera tratar-se de um risco sobretudo numa altura em que está a ser preparado o Orçamento de Estado para 2015.

Fica assim por revelar o nome do futuro comissário, sendo apenas certo que essa pessoa não será Paulo Portas, Maria da Graça Carvalho, Maria João Rodrigues ou Luís Amado, segundo o Diário de Notícias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório