Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Portugal quer "responsabilidade importante" na nova Europa

O líder socialista António José Seguro falou hoje aos jornalistas à saída de uma reunião com Pedro Passos Coelho, que serviu para debaterem a pasta que pode interessar a Portugal na nova composição da Comissão Europeia.

Portugal quer "responsabilidade importante" na nova Europa
Notícias ao Minuto

11:33 - 09/07/14 por Notícias Ao Minuto

Política Comissão Europeia

À saída de um reunião com o primeiro-ministro, em São Bento, António José Seguro disse aos jornalistas que falaram sobre a possibilidade de Portugal assumir uma pasta relevante na próxima Comissão Europeia. Ao contrário do que se verifica noutras áreas, nesta questão, tanto Passos como Seguro parecem estar no mesmo lado da barricada.

Aos jornalistas, Seguro garantiu que só falaram “sobre a importância da pasta”, não especificando se alguma das que analisaram em conjunto seria prioritária. Relativamente a quem poderia assumir o cargo de comissário, o líder do PS foi perentório: “Não houve nenhum nome” a ser falado.

Adiantando que o processo está agora em fase inicial e que não se falou de nenhum nome em particular, Seguro preferiu destacar a “importância para Portugal de termos uma pasta na Comissão que seja importante”. E mostrou-se inclusive “satisfeito” com o resultado desta reunião.

Segundo o secretário-geral do PS, esta foi uma "primeira reunião" que teve com o primeiro-ministro sobre o próximo comissário europeu a indicar por Portugal e "seguir-se-ão com certeza contactos" entre os dois, mas "não ficou marcada nenhuma reunião".

Questionado sobre a “divergência insanável”, falada por altura da anterior reunião entre os dois líderes partidários, em março deste ano, o socialista explicou que na altura o tema era orçamental, daí os níveis de divergência, o que não se verificava hoje, dia em que o primeiro-ministro e o líder da oposição debateram um possível cargo de destaque para um português na composição da próxima Comissão Europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório