Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 21º

António Barreto deixa fundação da 'família Pingo Doce'

António Barreto vai abandonar presidência do conselho de administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) nas próximas semanas. O sociólogo estava no cargo desde a criação da fundação mas divergências terão precipitado a saída.

António Barreto deixa fundação da 'família Pingo Doce'
Notícias ao Minuto

08:04 - 16/04/14 por Notícias Ao Minuto

País Saída

Divergências relativamente à posição da Fundação em questões como a educação terão precipitado saída do sociólogo da FFMS. A decisão foi já comunicada ao conselho de administração e, ao contrário do esperado, Barreto não deverá manter ligação alguma à instituição.

Já se sabia desde 2013 que o jurista Nuno Garoupa iria substituir Barreto como presidente-executivo, embora a expectativa passasse por este último continuar ligado ao conselho de administração. Mas segundo o Diário Económico de hoje as diferenças de opinião, nomeadamente em torno da estratégia da instituição em áreas como o ensino superior, onde Alexandre Soares dos Santos, patriarca da família que detém o grupo Jerónimo Martins, tem defendido uma postura mais interventiva, contribuíram para este afastamento.

Embora nem Barreto nem Soares dos Santos tenham falado publicamente sobre eventuais divergências, a verdade é que já no ano passado, em entrevista à Renascença, Soares dos Santos tinha deixado críticas implícitas, quando se referiu à dificuldade de definir consensos: “ter ideias é fácil. O problema é depois chegarmos ao acordo sobre que tipo de projetos vai avançar. Isso aconteceu com a FFMS”, confessou na altura.

Criada há cinco anos, com um orçamento anual de 5 milhões de euros, a Fundação é responsável pela Pordata, uma base de dados disponibilizada online, e a publicação de obras em diferentes áreas das ciências sociais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório