Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 21º

Autoridades vão divulgar lista de vítimas mortais

A listagem das vítimas mortais do acidente ferroviário de Santiago de Compostela deverá ser divulgada às 22h00 de hoje (menos uma hora em Lisboa), indicou à Lusa uma fonte da representação do Governo de Espanha na Galiza.

Autoridades vão divulgar lista de vítimas mortais
Notícias ao Minuto

19:19 - 25/07/13 por Lusa

Mundo Galiza

Nesta altura, mais de 20 horas depois do acidente, ainda decorre o processo de identificação das 80 vítimas mortais já confirmadas, precisou a mesma fonte. "Só depois de concluída identificação de todas as vítimas é que será libertada essa listagem, estamos a tentar fazê-lo com a máxima rapidez possível. Esperamos que a listagem completa seja libertada por volta das 22h00 [menos uma hora em Lisboa]", adiantou a fonte.

Dez grupos forenses, divididos pelos hospitais Clínico e Provincial de Santiago de Compostela, trabalham ininterruptamente para completar ainda hoje as autópsias das vítimas do acidente.

Fontes do tribunal superior de justiça da Galiza (TSJG) informaram que, até ao momento, foram identificadas 58 pessoas, sendo que já foram realizadas as autópsias na maioria destes corpos.

Todos os corpos foram levados, num primeiro momento, para a morgue provisória montada no complexo multiusos Fontes do Sar e, paulatinamente, foram transferidos para os hospitais Clínico e Provincial para a realização das autópsias.

Sobre a eventualidade de existirem portugueses entre as vítimas mortais provocadas pelo acidente, a delegação do Governo na Galiza afirma ser "prematuro" excluir qualquer cenário, tendo em conta que o processo de identificação "está em curso".

Num balanço deste acidente, feito ao início da tarde, a conselheira (equivalente a ministro) da Saúde do Governo Regional da Galiza, Rocío Mosquera Álvarez, confirmou que, além das 80 vítimas mortais, 95 pessoas que viajavam no comboio estão internadas, dos quais 32 em estado grave.

A responsavel admitiu ainda que após a afluência de dadores às unidades de saúde da Galiza, as reservas de sangue são agora "suficientes" para atender a todos os internados.

O acidente ocorreu na quarta-feira às 20:45 locais (19:45 em Lisboa) quando o comboio de alta velocidade, que fazia a ligação entre Madrid e Ferrol com quase 250 passageiros a bordo, descarrilou a três quilómetros de Santiago de Compostela.

O Governo de Espanha anunciou três dias de luto nacional e a Junta da Galiza decretou sete, enquanto o país e o mundo manifestam o seu pesar e aguardam conclusões sobre as causas do desastre.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório