Meteorologia

  • 24 JUNHO 2017
Tempo
24º
MIN 23º MÁX 24º

Edição

Na Linha de Estaline pode 'participar' na II Guerra Mundial

Neste museu apenas se conta um dos lados da História. Estaline é herói, nunca um vilão.

- Por ser um período tão negro da História da humanidade, não é habitual fazer-se reconstituições da II Guerra Mundial. Contudo, no museu da Linha de Estaline é possível participar numa. Com um constrangimento: apenas se conta uma dos lados da História. Estaline é herói, nunca um vilão.

Notícias ao Minuto

07:03 - 02/12/16 por Carolina Rico

Mundo Bielorrússia

Por ser um período tão negro da História da humanidade, não é habitual fazer-se reconstituições da II Guerra Mundial. Contudo, no museu da Linha de Estaline é possível participar numa.

A 'Linha de Estaline' (também conhecida como Linha Leningrado), consistia numa série de fortificações ao longo da fronteira Oeste da União Soviética. É num destes locais, em Goroshki, na Bielorrússia, que agora se encontra o museu.

“Venho aqui várias vezes com os meus filhos. Eles gostam de assistir às batalhas, trepar para os tanques e outros materiais militares e mexer nas armas. É a melhor forma de recordar a História do país”, defendeu uma mulher identificada apenas por Vera, à Reuters.

Outros visitantes não se mostraram tão elogiosos. Dizem-se preocupados com o facto de este museu apenas mostrar um dos lados da história.

Estaline é homenageado por derrotar o exército alemão mas não há menção às suas políticas repressivas que levaram à morte de milhões em purgas e campos de trabalhos forçados.

Campo obrigatório