Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Devemos a civilização... à cerveja

Seres sociais desde os primeiros tempos, os humanos passaram de grupos limitados – devido ao instinto de preservação – para grupos mais alargados. O que levou a mudança? Os especialistas explicam que podem ter sido diversas situações, mas também há quem defenda que a cerveja foi a principal causa da criação da civilização tal como a conhecemos hoje.

Devemos a civilização... à cerveja
Notícias ao Minuto

05:53 - 27/03/13 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

A ideia é defendida num artigo do New York Times. A cerveja, ou outro tipo de bebida alcoólica fermentada, pode ter exercido um papel fundamental no modo como o Homem passou de uma organização em grupos pequenos e defensivos para autênticas ‘associações sociais’, como acontece nos dias de hoje.

O artigo escrito por Jeffrey P. Kahn – professor de psiquiatria -, e baseado em estudos sociais, revela que o Homem começou por utilizar a fogueira como ‘desculpa’ para reunir alguns dos seus entes mais próximos, mas foi com a cerveja que a timidez se dissipou e os seres humanos passaram a conviver mais, com mais semelhantes e de forma cada vez mais descontraída e menos reprimida.

Também nos tempos mais recentes é visível a presença da cerveja ou do vinho nos momentos de reunião entre humanos. Exemplo disso, são as grandes decisões de Estado na Alemanha e na Pérsia, por exemplo, que, alega o professor de psiquiatria, foram sempre tomadas com uma ou outra grama de álcool no sangue e nas mentes dos decisores.

Estudiosos da Universidade Simon Fraser, no Canadá, mostram que a “fermentação da cerveja era um aspecto importante de festa e da sociedade no final da era do Epipaleolítico [que precede o período neolítico da Idade da Pedra]”, cita o The New York Times.

A sociedade como a conhecemos actualmente, e como se vem mantendo ao longo dos tempos, pode assim ter tido a sua origem na cerveja e no seu consumo. De resto, foi também graças a esta bebida alcoólica, e às suas consequências, que o Homem passou a ser menos inibido e mais aberto ao debate de diversos temas, o que tornou uma espécie mais expansiva no seu pensamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório