Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Obama vai nomear novo juiz para o Supremo antes de deixar a Casa Branca

Barack Obama vai nomear um novo juiz para o Supremo Tribunal antes de deixar a Casa Branca, para substituir o magistrado Antonin Scalia, falecido hoje aos 79 anos, apesar da ameaça de veto dos republicanos do Senado.

Obama vai nomear novo juiz para o Supremo antes de deixar a Casa Branca
Notícias ao Minuto

06:08 - 14/02/16 por Lusa

Mundo processo

"Tenho a intenção de cumprir com a minha obrigação constitucional de nomear um sucessor em tempo adequado. Haverá muito tempo para o fazer e para que o Senado cumpra a sua responsabilidade", disse hoje o Presidente norte-americano.

"Estas são responsabilidades que encaro com muita seriedade, como estou certo que todos o fazem. São responsabilidades maiores que qualquer partido", acrescentou o Presidente em resposta às ameaças de veto dos republicanos do Senado, câmara encarregada de confirmar o substituto proposto por Obama.

Antonin Scalia, nomeado para o Supremo Tribunal em 1986 pelo ex-Presidente Ronald Reagan, foi encontrado morto em casa, tudo indica que por causas naturais.

A morte de Scalia abriu a porta à luta para eleger o seu sucessor, que deve ser nomeado pelo Presidente mas tem de ser confirmado pelo Senado.

O líder da maioria republicana na Câmara Alta, Mitch McConnell, ameaçou vetar qualquer substituto proposto por Obama, ao considerar que deve ser o próximo Presidente a eleger o novo juiz e, por isso, o lugar de Scalia deve ficar vago até que Obama deixe a Casa Branca, dentro de 11 meses.

"Os norte-americanos devem ter voz a seleção do novo juiz", afirmou McConnell em comunicado.

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos é formado por nove juízes, com cargos vitalícios. Até agora havia cinco conservadores e quatro progressistas, pelo que uma nova nomeação de Obama -- que já designou duas juízas -- poderia inclinar a balança a favor dos progressistas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório