Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Coreia do Norte não tem tecnologia para ataque nuclear aos EUA

O Pentágono declarou, na sexta-feira, que a Coreia do Norte não tem capacidade tecnológica para cumprir o seu objetivo de lançar um ataque com um míssil nuclear contra os Estados Unidos.

Coreia do Norte não tem tecnologia para ataque nuclear aos EUA
Notícias ao Minuto

06:26 - 13/02/16 por Lusa

Mundo Pentágono

Esta posição foi expressa num relatório entregue ao Congresso norte-americano, elaborado antes do quarto teste nuclear de Pyongyang, no mês passado, e do lançamento de um míssil de longo alcance, no início deste mês.

O míssil balístico intercontinental KN-08 da Coreia do Norte "seria provavelmente capaz" de atingir os Estados Unidos se fosse bem desenhado e desenvolvido, indica o relatório.

No entanto, a Coreia do Norte não tem sido capaz de realizar voos de teste no sistema altamente complexo, e a sua "atual fiabilidade como sistema de armas é reduzida".

"O ritmo do progresso vai também depender, em parte, da tecnologia e apoio que conseguirem adquirir de outros países", é dito.

Pyongyang está a testar outro tipo de tecnologia para atingir os Estados Unidos com mísseis balísticos intercontinentais lançados para o espaço, mas não tem um veículo de reentrada, aponta o relatório.

Um teste para lançar um míssil balístico a partir de um submarino, em novembro, falhou.

O relatório faz referência às Forças de Operações Especiais da Coreia do Norte, sublinhando que estão "entre as mais em treinadas, equipadas e alimentadas" do exercito do país e que são "forças altamente motivadas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório