Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Eurodeputados sugerem criação de lista negra de jihadistas

Os eurodeputados defenderam hoje que deverá haver um aumento na troca de informações entre Estados-membros e agências da União Europeia (UE), no âmbito da luta antiterrorista e deverá surgir uma lista "negra de 'jihadistas' europeus" e presumíveis terroristas.

Eurodeputados sugerem criação de lista negra de jihadistas
Notícias ao Minuto

16:11 - 25/11/15 por Lusa

Mundo Paris

A lista de medidas consta de um relatório aprovado hoje, em Estrasburgo (França) por 548 votos a favor, 110 contra e 36 abstenções.

Os eurodeputados indicaram ainda a necessidade de uma diretiva sobre os registos de identificação de passageiros até ao final do ano e de um sistema de alerta para "obter apoio ou assinalar rapidamente o desenvolvimento de mudanças súbitas de comportamento que possam indiciar um processo de radicalização terrorista ou a partida de um indivíduo para se juntar a organizações terroristas".

A deteção de conteúdos ilegais na Internet, com a criação de uma unidade especial em cada Estado-membro, a utilização do Fundo para a Segurança Interna para prevenir a radicalização, a intensificação dos controlos nas fronteiras externas e o reforço dos instrumentos de política externa e de diálogo com os países terceiros são outras das medidas defendidas.

No relatório, foram registadas também recomendações para o fim do branqueamento de capitais, tráfico de armas, e a "prestação de assistência aos familiares das vítimas do terrorismo, bem como às famílias das pessoas que foram radicalizadas".

O documento lembrou que mais de 5.000 cidadãos europeus aderiram a organizações terroristas e a outras formações militares, nomeadamente às fileiras do grupo extremista Estado Islâmico, da Frente al-Nosra e de outras formações na região do Médio Oriente e do Norte de África.

Para os eurodeputados, o combate ao terrorismo, à radicalização e ao recrutamento na União Europeia "só poderá surtir efeitos se for desenvolvido paralelamente a uma estratégia de integração e inclusão social".

"O terrorismo não pode nem deve ser associado a nenhuma religião, nacionalidade ou civilização particulares", insistiram ainda os membros do Parlamento Europeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório