Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Novos milagres podem canonizar João Paulo II ainda este ano

João Paulo II poderá ser canonizado ainda este ano. A notícia é avançada este domingo pelo Diário de Notícias depois de ter conversado com o cardeal português no Vaticano, D. José Saraiva Martins.

Novos milagres podem canonizar João Paulo II ainda este ano
Notícias ao Minuto

09:15 - 24/02/13 por Notícias Ao Minuto

Mundo Vaticano

Oito anos depois da sua morte, o Papa João Paulo II poderá ser canonizado ainda este ano, escreve o Diário de Notícias. O cardeal D. José Saraiva Martins explicou que “há várias hipóteses de milagres que já cá chegaram [ao Vaticano]. Penso que dentro de pouco tempo um desses será aprovado”.

O alegado milagre que permitirá a Karol Wojtyla ser santo ainda este ano terá sido a cura física de uma mulher. “Se os médicos acharem que se trata de milagre, se os teólogos estiverem de acordo em que há um processo de causa e efeito entre a oração feita a Deus, por intercessão de João Paulo II, e a cura, tudo avançará”, explicou ao DN o cardeal português.

A canonização do Papa será feita então por fases. Primeiro é preciso esperar a avaliação médica da cura, isto é, as melhoras da mulher em causa terão de ser duradouras. Depois caberá aos teólogos explicarem a cura e, por fim, será a vez de os 30 cardeais a analisarem e a aprovarem. Só então o assunto chegará às mãos do Papa a quem caberá decidir se João Paulo II reúne os requisitos necessários para ser canonizado.

Recorde-se que João Paulo II morreu em 2005 e a sua beatificação, em 2011, foi conseguida em tempo recorde. A ‘ajuda’ foi de Bento XVI que permitiu que o processo tivesse inicio antes de completados os cinco anos da morte do Papa, como diz a lei. O cardeal, que acredita que a canonização venha a ser anunciada no consistório de Outono, disse ainda que também está a decorrer o processo de canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório