Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Japão lança registo digital do discurso de rendição na II Guerra Mundial

A gravação do discurso do imperador Hirohito a anunciar a rendição do Japão na II Guerra Mundial ganhou nova vida, agora em formato digital, cerca de duas semanas antes do 70.º aniversário do fim do conflito.

Japão lança registo digital do discurso de rendição na II Guerra Mundial
Notícias ao Minuto

06:14 - 02/08/15 por Lusa

Mundo História

A Imperial Household Agency lançou, no sábado, o áudio digital, trabalhado a partir do registo em vinil do discurso emitido na rádio a 15 de agosto de 1945.

O discurso de rendição feito pelo imperador só estava disponível numa cópia de baixa qualidade feita pelos Estados Unidos em 1946.

O discurso de 4,5 minutos, digitalmente remasterizado pela agência, está disponível ao público no 'site' da mesma, em www.kunaicho.go.jp.

O barulho de fundo pode ainda ser ouvido na nova versão. Um responsável da agência disse que "o tom de voz e a entoação refletiam a natureza do imperador e estavam próximos da sua voz real".

O discurso foi gravado a 14 de agosto no Palácio Imperial e emitido ao meio-dia do dia seguinte. O discurso marcou também a primeira vez que muitos japoneses ouviram a voz do imperador.

A II Guerra Mundial terminou uma semana depois dos Estados Unidos terem arrasado as cidades japonesas de Hiroxima e Nagasaki com os primeiros ataques com bombas atómicas na história.

Na mensagem emitida a 15 de agosto de 1945, o então imperador Hirohito, pai do atual imperador Akihito, anunciou: "O nosso império aceita o estipulado na Declaração Conjunta dos aliados", posição que um grupo de militares tentou, sem êxito, bloquear com uma tentativa de sinal golpista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório