Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Guterres pede todas as fronteiras abertas para refugiados sírios

O Alto-Comissário da ONU para os Refugiados (ANCUR), António Guterres, pediu hoje a abertura de todas as fronteiras aos refugiados que fogem da guerra na Síria.

Guterres pede todas as fronteiras abertas para refugiados sírios
Notícias ao Minuto

17:07 - 23/05/15 por Lusa

Mundo ONU

"Todas as fronteiras devem estar abertas para os refugiados sírios. Na Europa, no Golfo, em todo o lado...", disse Guterres no Fórum Económico Mundial a decorrer em Shouneh, na Jordânia, citado pela agência France Presse.

Os refugiados sírios, acrescentou, não são "apenas responsabilidade dos países da região, mas de todo o mundo".

Dirigindo-se aos países que argumentam razões de segurança para não receber os refugiados, Guterres frisou que eles "não são terroristas, mas antes as primeiras vítimas do terror".

"Os problemas de segurança da região não vêm dos refugiados", disse.

António Guterres referiu que há atualmente quatro milhões de refugiados registados nos países vizinhos da Síria, mas "muitos outros sírios na Jordânia e no Líbano não estão registados".

Dentro da Síria há 7,6 milhões de pessoas deslocadas, disse, lamentando que a comunidade internacional não "trabalhe junta suficientemente para responder às necessidades humanitárias dos sírios".

Os donativos recolhidos pela ONU desde 2014 apenas cobriram 60% das necessidades básicas.

O Programa Alimentar Mundial (PAM) da ONU, disse, "enfrenta um problema de financiamento muito grave" e, na Jordânia, por exemplo, "as senhas alimentares distribuídas aos refugiados foram reduzidas 40%".

Desde que começou, há quatro anos, a guerra na Síria já fez mais de 220.000 mortos, dos quais mais de 10.000 eram crianças.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório