Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Ilhas Salomão registam segundo sismo de magnitude 6,8

Dois sismos de magnitude 6,8 foram registados hoje ao largo das Ilhas Salomão, no Pacífico, no terceiro dia consecutivo de abalos sísmicos, anunciou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), sem que tenham sido emitidos alertas de tsunami.

Ilhas Salomão registam segundo sismo de magnitude 6,8
Notícias ao Minuto

06:03 - 23/05/15 por Lusa

Mundo Sidney

As primeiras informações não faziam menção a estragos.

Os epicentros dos dois tremores de terra, ocorridos com duas horas de intervalo, foram localizados próximos um do outro, à profundidade de cerca de dez quilómetros e a cerca de 450 -500 quilómetros a sudeste da capital Honiara.

O instituto Geociência Austrália, por sua vez, indicou que os dois sismos registaram magnitudes de 7,1 e 6,9.

É bastante invulgar ocorrerem dois grandes sismos de grande magnitude "um ao lado do outro", notou o sismólogo Mark Leonerd, embora assinalando que a atividade sísmica é particularmente intensa na região.

As Ilhas Salomão estão situadas no "Anel do Fogo do Pacífico", uma zona de elevada atividade sísmica e vulcânica, atingida anualmente por aproximadamente 7.000 sismos, a maioria moderados.

É o terceiro dia consecutivo em que as Ilhas Salomão sofrem sismos de magnitude 6 ou superior. Um terramoto de magnitude 6 tinha sido registado na sexta-feira e outro de magnitude 6,9 no dia anterior.

Estes tremores de terra não causaram estragos de grande dimensão.

Em 2013, um sismo de magnitude 8 causou dez mortos e destruiu centenas de casas nas ilhas Salomão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório