Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Está com fome? Evite estes alimentos, só aumentam o apetite

Quando estamos com fome, comemos sem olhar a grandes questões. Mas e se a comida que escolher o deixar ainda com mais apetite? Saiba quais são os alimentos de que deve fugir se quer manter o peso controlado.

Está com fome? Evite estes alimentos, só aumentam o apetite
Notícias ao Minuto

18:00 - 27/04/15 por Notícias ao Minuto

Mundo Dieta

A revista Time fez um levantamento de onze alimentos que, ao invés de o deixarem saciado, ainda lhe aumentam mais o apetite. De acordo com a publicação, acontece com mais frequência do que pensa.

Pão branco. Um estudo recente realizado em Espanha, onde se analisaram os hábitos alimentares e o peso de nove mil pessoas, revelou que quem comia duas ou mais doses de pão branco por dia tinha mais 40% de hipótese de ficar com excesso de peso num período de cinco anos, comparativamente a quem comia menos.

Sumos naturais. É suposto ser saudável mas contêm todos os açúcares que estão nas frutas e nenhuma da fibra que reside na polpa ou na casca. Ou seja, beber um copo de sumo faz disparar os níveis de açúcar no sangue, que depois baixam - o que traz a fome. Uma dica: junte uma colher de manteiga de amendoim para equilibrar o nível de açúcar no sangue e para o ajudar a ficar saciado.

Snacks salgados. De certeza que já se apercebeu de que quando come batatas fritas fica com vontade de comer algo doce logo a seguir. Além de serem hidratos de carbono de digestão rápida, ainda deixam vontade de comer doces de seguida.

Fast food. De acordo com os especialistas, quase todos os ingredientes que são utilizados na conceção de comida rápida funcionam como bloqueadores de neurotransmissores de controlo de apetite, como a dopamina e a serotonina. Combinado com as altas doses de sal, que levam à desidratação, fazem com que tenha sempre vontade de repetir a dose.

Álcool. As bebidas alcoólicas não só aumentam o apetite, como diminuem a vontade de comer alimentos saudáveis.

Massas brancas. Funciona da mesma forma que o pão branco, mas é mais ‘perigosa’ porque se consegue comer em muito mais quantidade do que pão. Quando se enche o corpo de hidratos de carbono simples, o pâncreas liberta mais insulina e começa-se a produzir a hormona que controla o açúcar de uma forma tão rápida que os níveis de açúcar baixam e fica-se com mais fome.

Comidas com intensificadores de sabor (comida chinesa de preparação rápida, legumes enlatados, carnes processadas, cerveja e até gelado). Este químico, referem alguns estudos, pode espoletar um aumento de 40% no apetite.

Rolos de sushi. Pode pensar que é saudável - e é - mas quando consumido com moderação. Não se esqueça que está a comer mais arroz do que peixe. Alguns destes rolos equivalem a três fatias de pão, só para ter uma ideia.

Açúcares artificiais (como os dos refrigerantes). Dizem ao cérebro que vai receber calorias mas depois as calorias não chegam, ou seja, fazem com que tenha uma vontade maior de comer doces.

Cereais para crianças. Trata-se de farinha branca com boas doses de açúcar. Alteram os níveis de açúcar no sangue e causam alterações na produção de insulina. Os cereais aconselhados para comer de manhã têm que conter pelo menos 5 gramas de fibra e menos de 5 gramas de açúcar por dose.

Pizza. Uma vez mais, trata-se de farinha branca. E quando é misturada com óleos, queijos processados e conservantes está-se a ingerir algo que altera, também, os níveis de açúcar no sangue, a produção de hormonas que nos dizem que estamos saciados e as zonas do cérebro que controlam a fome.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório