Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Sismo de magnitude 6,4 atinge oeste da Indonésia

Um forte sismo submarino de intensidade 6,4 atingiu hoje o oeste da Indonésia, indicou o Instituto Geológico Norte-Americano (USGS), mas não houve alerta de tsunami nem relatos imediatos de vítimas mortais ou danos materiais.

Sismo de magnitude 6,4 atinge oeste da Indonésia
Notícias ao Minuto

12:19 - 03/03/15 por Lusa

Mundo Abalo

O sismo registou-se a uma profundidade de 37 quilómetros, às 17:37 locais (10:37 TMG e de Lisboa) perto de Pulau Siberut, pertencente às Ilhas Mentawai, ao largo da costa da ilha de Sumatra, indicou o USGS.

Um responsável da Agência Indonésia de Meteorologia, Geofísica e Climatologia, Benny - que, como muitos indonésios, tem apenas um nome -- disse que não há potencial para um tsunami.

O abalo sísmico foi sentido em diversas cidades da província de Sumatra Ocidental, incluindo na capital provincial, Padang, mas não há notícia de danos, referiu.

A Indonésia situa-se no "Anel de Fogo" do Pacífico, onde as placas tectónicas continentais colidem, causando frequente atividade sísmica e vulcânica.

Um forte sismo subaquático em 2004 desencadeou um tsunami que fez mais de 170.000 mortos na província de Aceh, na ilha ocidental de Sumatra, e dezenas de milhares mais noutros países com costa para o Oceano Índico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório