Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Valls diz que Grécia vai continuar no euro

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, tentou aliviar as preocupações da China relativamente aos problemas na zona euro, garantindo que a União Europeia "continua a ser um mercado atrativo" e que a Grécia não vai abandonar a moeda única.

Valls diz que Grécia vai continuar no euro
Notícias ao Minuto

06:23 - 31/01/15 por Lusa

Mundo União Europeia

Em visita oficial a Pequim, Manuel Valls aproveitou o encontro com o Presidente chinês, Xi Jinping, para tentar atenuar as crescentes preocupações do gigante asiático sobre o eventual impacto da queda do euro nas exportações chinesas e os riscos para o investimento chinês na Europa, informam hoje os media da segunda economia mundial.

"Poderá haver algumas preocupações sobre a zona euro, mas continuar a ser um mercado atrativo para empresas de todo o mundo, incluindo as chinesas", realçou Valls no encontro com Xi, que teve lugar na sexta-feira, antes de partir hoje para Xangai.

O primeiro-ministro francês afirmou ainda que "não há necessidade de se preocupar" relativamente à saída da Grécia da zona euro.

À semelhança do que havia feito o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, também Xi Jinping manifestou disponibilidade para intensificar as relações bilaterais com a França, sobretudo económicas, o principal objetivo da visita de Valls à China, durante a qual colocou em evidência o existente "desequilíbrio comercial" e pediu mudanças nesse sentido.

Xi Jinping disse também esperar que Paris continue a ser o aliado europeu que tem sido até agora "com o seu positivo papel no rol de negociações de acordos de investimento, em matéria de comércio livre [entre ambas as zonas], e na facilitação dos visitantes entre a China e a Europa".

Valls destacou a sua vontade de cooperar com a China "além das fronteiras de ambos" os países e também no domínio da luta contra o terrorismo, segundo a agência oficial chinesa Xinhua.

O primeiro-ministro francês está hoje em Xangai, onde se espera que mantenha encontros empresariais antes de terminar a viagem, a qual coincide com a celebração do 50.º aniversário das relações diplomáticas bilaterais entre a China e a França, a qual já deu frutos, com a assinatura de 11 acordos de cooperação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório