Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Xanana Gusmão vai demitir-se

Xanana Gusmão vai demitir-se do cargo de primeiro-ministro. A revelação foi feita pelo próprio num jantar que surgiu já em jeito de despedida, onde estiveram presentes quase todos os membros do executivo que liderou.

Xanana Gusmão vai demitir-se
Notícias ao Minuto

17:01 - 28/01/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Timor-Leste

O governante e histórico guerrilheiro timorense Xanana Gusmão anunciou que se vai demitir do cargo de primeiro-ministro, avança a TVI 24.

O primeiro-ministro timorense anunciou a sua decisão num jantar de que foi anfitirão, que juntou 53 dos 55 membros do seu executivo.

O jantar que começou por volta das 19h30 locais (10h30 em Lisboa) ainda estará a decorrer no restaurante de um hotel da capital timorense, Dili. Saliente-se ainda que esta revelação surge pouco tempo antes da prevista remodelação governamental.

Um dos ministros presentes no jantar terá confirmado à agência Lusa que Xanana Gusmão insistiu na necessidade "de encontrar novos líderes".

A agência Lusa acrescenta ainda que foram entregues presentes aos membros cessantes do Governo, entre os quais se incluem, entre outros, figuras como Emília Pires, ministra das Finanças, José Luís Guterres, ministro dos Negócios Estrangeiros, Pedro Lay, ministro dos Transportes, além de diversos secretários de Estado.

Alfredo Pires, atual ministro do Petróleo e dos Recursos Minerais, não recebeu qualquer presente, o que poderá indicar que, apesar de abandonar a pasta, poderá eventualmente vir a permanecer no executivo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório