Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Polícias franceses matam possível radical islâmico que os atacou na esquadra

Polícias franceses balearam hoje mortalmente um homem que os atacou com uma faca, gritando "Allahu Akbar", numa esquadra em Joue-les-Tours, no centro oeste do país, tendo já sido aberto um inquérito.

Polícias franceses matam possível radical islâmico que os atacou na esquadra
Notícias ao Minuto

19:07 - 20/12/14 por Lusa

Mundo Terrorismo

Segundo fonte próxima da investigação, a agressão faz lembrar o modo de agir defendido pelo Estado Islâmico (EI), ativo na Síria e no Iraque, para atacar forças da ordem.

Cerca das 14:00 (13:00, em Lisboa) um homem armado com um facão entrou na esquadra e feriu na cara um polícia que estava na receção, assim como outros dois agentes, antes de ser abatido pelos "polícias presentes, que fizeram uso das suas armas de serviço", precisou o Ministério do Interior de França, em comunicado.

O agressor, um francês nascido no Burundi em 1994, conhecido da polícia por delitos de direito comum, gritou "Deus é Grande" em árabe ("Allahu Akbar"), desde que entrou na esquadra até que foi morto, disse uma testemunha ligada à investigação, citada pela AFP, agência francesa de notícias.

A fonte disse que o homem não estava na lista da direção-geral de segurança interna, embora o seu irmão fosse conhecido dos serviços, por posições radicais.

"A investigação pende para um atentado contra as forças da ordem motivado pelo islamismo radical", disse a fonte. A secção antiterrorista da Procuradoria de Paris encarregou-se da investigação, disse fonte judiciária. Em causa pode estar uma tentativa de homicídio e formação de quadrilha, tudo ligado ao terrorismo.

O EI encoraja os candidatos à 'jihad' (guerra santa) a atacarem "infiéis", militares, polícias e mesmo civis. A França é um dos alvos do EI pela participação nos ataques ao grupo, no Iraque.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório