Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Quantas calorias é que acha que as bebidas alcóolicas têm?

Um estudo da Royal Society for Public Health revela o valor calórico de várias bebidas alcoólicas. A conclusão vai fazê-lo pensar duas vezes de cada vez que pensar em tomar um copo de vinho ou uma cerveja.

Notícias ao Minuto

14:33 - 31/10/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Consumo

É sabido que as bebidas alcoólicas podem ser bastante calóricas, mas alguma vez imaginou que um copo da sua bebida alcoólica favorita pode ter tantas calorias quanto aquela fatia de bolo de chocolate à qual está sempre a tentar fugir? Ou que uma garrafa de cerveja tem tantas calorias como uma fatia de pizza?

Um inquérito realizado a dois mil adultos pela Royal Society for Public Health, no Reino Unido, revelou que 75% das pessoas não faz a mínima ideia da quantidade de calorias que tem um copo de vinho e que 10% das pessoas que bebem regularmente não faz a mínima ideia de que a maioria das calorias que ingere provém do álcool.

Perante estes dados, o instituto britânico decidiu criar uma tabela em que coloca lado-a-lado bebidas e alimentos que possuem a mesma quantidade de calorias.

Assim, fique a saber que um copo de cerveja possui 180 calorias, o mesmo que uma fatia de bolo de chocolate; um copo de 250 ml de vinho branco possui 250 calorias, tantas quanto quatro douradinhos fritos; uma garrafa de Malibu ou Bacardi, por exemplo, equivale a uma gordurosa fatia de pizza e uma Piña Colada a um Hambúrguer Big Mac, da McDonalds.

E se é tão fácil ingerir uma quantidade exorbitante de calorias com uma única bebida, o mesmo não se pode dizer do esforço que tem de fazer para queimá-las.

Para ver-se livre das calorias da cerveja terá que correr pelo menos 30 minutos. Se beber um copo de Baileys prepare-se para uma hora de bicicleta. As calorias de uma Margarita só conseguem ser abatidas com mais de sete horas de sexo.

Na sequência da falta de informação sobre o assunto, já foi pedida à Comissão de Saúde da União Europeia que crie a obrigatoriedade de serem incluídos nos rótulos das bebidas alcoólicas os seus valores calóricos, para que as pessoas possam estar mais informadas quando àquilo que decidem consumir.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório