Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Militares anunciam criação de órgão de transição e recolher obrigatório

As forças armadas do Burkina Faso anunciaram hoje a dissolução do Governo e do parlamento, a instauração de um recolher obrigatório e a criação de um órgão de transição.

Militares anunciam criação de órgão de transição e recolher obrigatório
Notícias ao Minuto

22:43 - 30/10/14 por Lusa

Mundo Burkina Faso

As decisões foram divulgadas numa conferência de imprensa depois de um dia de tumultos contra o Presidente Blaise Compaoré.

Os poderes executivos e legislativos serão assumidos por um órgão de transição, que será criado "em concertação com todas as forças vivas da nação" e cujo objetivo é um "regresso à ordem constitucional" num "período de 12 meses", segundo um comunicado do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Nabéré Honoré Traoré, lido por um oficial na conferência de imprensa.

Um recolher obrigatório é imposto "sobre o conjunto do território entre as 19:00 e as 06:00", para "preservar a segurança das pessoas e bens", adianta o texto.

A decisão de Compaoré rever a Constituição para prolongar o mandato presidencial levou a protestos no Burkina Faso, que atingiram níveis sem precedentes hoje, quando estava prevista a votação das alterações constitucionais no parlamento.

Alguns dos manifestantes que protestavam junto ao parlamento conseguiram romper a barreira policial e entrar no edifício, tendo saqueado gabinetes e deitado fogo a documentos.

A União Europeia e a União Africana declararam hoje a sua preocupação com a situação no Burkina Faso e apelaram à calma no país, cujo presidente está há 27 anos no poder.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório