Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Australiano protagoniza vídeo de propaganda do Estado Islâmico

Um adolescente australiano, que combateu nas fileiras do Estado Islâmico (EI), protagonizou um vídeo de propaganda do movimento islâmico, no qual é mencionado, pela primeira vez, o primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott, noticia hoje a imprensa local.

Australiano protagoniza vídeo de propaganda do Estado Islâmico
Notícias ao Minuto

06:30 - 21/10/14 por Lusa

Mundo Jihad

O jovem adverte no vídeo o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o primeiro-ministro australiano, de que os 'jihadistas' não vão deixar de lutar até conseguirem derrotar "todos os tiranos e fazer com que a bandeira negra ondule em cada território", incluindo na Casa Branca e Palácio de Buckingham.

As autoridades australianas estimam tratar-se de Abdullah Elmir, jovem de 17 anos que desapareceu da sua habitação no oeste de Sydney no final de junho passado, segundo a estação local ABC.

Presume-se que Elmir viajou com um companheiro de 16 anos até à Turquia e a partir dali passou a fronteira com a Síria para juntar-se às forças islâmicas, embora tenha sido intercetado pelo pai e regressado à Austrália, segundo a fonte.

Segundo o governo australiano há cerca de 60 nacionais da Austrália nas fileiras do EI, enquanto outros 100 trabalham ativamente no país oceânico como apoio logístico e de recrutamento.

A Austrália elevou em setembro o alerta terrorista para nível "alto", perante a ameaça de atentados em plena ofensiva internacional contra o 'jihadismo' na Síria e Iraque, na qual Camberra participa com ajuda humanitária e armas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório