Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Portagens vão controlar níveis de álcool ao volante

Vai entrar em marcha na Suécia um projeto pioneiro que passa por instalar pórticos nas estradas suecas com a finalidade de controlar os níveis de alcoolémia dos condutores. Caso excedam os níveis permitidos, a cancela não abre e a polícia entra em ação, noticia a BBC.

Portagens vão controlar níveis de álcool ao volante
Notícias ao Minuto

13:54 - 09/09/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Suécia

Na Suécia, país conhecido por uma cultura de extrema intolerância a infrações, vai ser inaugurado um novo sistema de combate à alcoolémia durante a condução.

De acordo com a BBC, o método passa por instalar uma espécie de portagens, que os condutores de veículos só podem transpor depois de soprar ao balão sem exceder os níveis de álcool permitidos por lei. Caso contrário, a cancela permanece fechada e só abre após a atuação das autoridades.

As barreiras eletrónicas já foram testadas, em 2013, no porto de Gotemburgo e detetaram apenas um em cada 95 condutores com elevados níveis de álcool no sangue. Após a divulgação do projeto, os resultados são mais animadores.

Os responsáveis pela iniciativa sublinham que os testes não prejudicaram o fluxo do tráfego e que este projeto pioneiro já atraiu o interesse da União Europeia.

Na Suécia, o limite máximo estabelecido é de 0,02 g/l de nível de álcool no sangue.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório