Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Merkel diz que integridade territorial na Ucrânia é "essencial"

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou hoje ser "essencial" a integridade territorial da Ucrânia, um país que tem enfrentado atividade separatista na zona leste.

Merkel diz que integridade territorial na Ucrânia é "essencial"
Notícias ao Minuto

14:21 - 23/08/14 por Lusa

Mundo Chanceler

De visita à Ucrânia, a dirigente explicou, numa conferência de imprensa conjunta com o presidente ucraniano, Petro Porochenko, que o "significado" da sua deslocação é afirmar a posição do governo alemão de que a "integridade territorial é essencial".

"A integridade territorial e o bem-estar da Ucrânia são objetivos cruciais da política alemã", realçou.

Por seu lado, Porochenko afirmou que o seu país vai fazer tudo para alcançar a paz na região leste, mas sem ser à custa da integridade territorial e da soberania do país.

"É tempo para instalar a paz no Donbass (na região leste). O poder ucraniano vai fazer tudo, com os nossos parceiros europeus, para que isso aconteça, mas não à custa da soberania, integridade territorial e independência da Ucrânia ", avisou Poroshenko.

A chanceler alemã não excluiu a possibilidade de serem decididas novas penalizações contra Moscovo.

"Não podemos excluir a reflexão sobre novas sanções se não houver progressos" na resolução da crise, afirmou Angela Merkel, apelando a um "cessar-fogo bilateral" e a um "controlo efetivo da fronteira" entre a Rússia e a Ucrânia.

Interrogada acerca da situação na Crimeia, península ucraniana anexada pela Rússia em março, a responsável política alemã qualificou aquela operação como "ilegal" e acrescentou que, se a Europa reconhecesse as ações de Moscovo como legítimas, a integridade territorial de todos os países europeus estaria ameaçada.

Os dois dirigentes anunciaram a criação de um fundo especial de 500 milhões de euros para a reconstrução das infraestruturas de Donbass, área mineira do leste da Ucrânia afetada pelo conflito entre os revoltosos pró-russos e as forças governamentais.

"Todos nos lembramos do plano Marshall para a Europa do pós-guerra. Hoje posso dizer que é o início do plano Merkel para a reconstrução das infraestruturas de Donbass", disse Petro Porochenko.

Para terça-feira, está agendada uma cimeira regional em Minsk na qual deverão participar os presidentes russo Vladimir Poutine e ucraniano Petro Porochenko, tal como responsáveis da União Europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório