Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Suspensas buscas a desaparecidos por receio de novos deslizamentos

As operações de busca por mais de 50 pessoas dadas como desaparecidas foram suspensas hoje devido ao receio de novos deslizamentos de terras no sudoeste do Japão.

Suspensas buscas a desaparecidos por receio de novos deslizamentos
Notícias ao Minuto

08:32 - 22/08/14 por Lusa

Mundo Japão

"Os membros das equipas de resgate foram retiradas uma vez que há o risco de novos desmoronamentos", disse o porta-voz da polícia de Hiroshima.

As chuvas torrenciais que se abateram na madrugada de quinta-feira sobre a região provocaram fortes deslizamentos de terras que causaram 39 mortos, havendo ainda 52 pessoas desaparecidas, de acordo com o mais recente balanço oficial.

A ordem de retirada de hoje surge dois dias depois de um bombeiro ter morrido soterrado quando tentava colocar em segurança uma criança de três anos, após a ocorrência dos deslizamentos de terras considerados os piores dos últimos anos.

Takatoshi Okamoto, porta-voz do departamento de gestão de desastres da cidade de Hiroshima, disse que a instrução veio do governo central.

"Fomos informados de que a forma da superfície da montanha parece ter-se alterado por causa da chuva registada hoje e o vice-ministro [Yasutoshi] Nishimura ordenou a suspensão das operações de resgate naquela zona em particular. Não sabemos qual será o impacto da suspensão na operação em geral".

Os meteorologistas alertaram para a possibilidade de ocorrência, de forma quase interrupta, de fortes chuvas a partir da tarde de hoje e até ao final do dia de sábado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório