Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente turco quer inaugurar "nova era" de reconciliação no país

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, hoje eleito Presidente da Turquia no primeiro escrutínio por sufrágio universal, emitiu uma mensagem de unidade, ao declarar querer inaugurar uma "nova era" de reconciliação no país.

Presidente turco quer inaugurar "nova era" de reconciliação no país
Notícias ao Minuto

23:00 - 10/08/14 por Lusa

Mundo Eleições

"Hoje, encerramos uma era e damos o primeiro passo para entrar numa nova era", disse Erdogan no discurso de vitória, proferido na varanda da sede da sua formação política, o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), em Ancara, perante milhares dos seus apoiantes, prometendo tornar-se "o Presidente dos 77 milhões de turcos".

Para tal, afirmou que iniciará um "novo processo de reconciliação social", em que todos os turcos, independentemente da sua origem ou credo, serão cidadãos iguais do país.

"Agradeço a todos os cidadãos, quer tenham votado em mim ou não, que contribuíram para este dia histórico", disse o chefe de Estado eleito, sublinhando que "os conflitos do passado" serão agora deixados para trás.

"Hoje é um novo dia. O dia de hoje é um marco, é o dia em que uma nova Turquia se ergue das cinzas", proclamou.

Na varanda da sede do AKP, onde Erdogan habitualmente faz os seus discursos de vitória -- está há 11 anos no poder -, juntaram-se-lhe alguns elementos da direção do partido, bem como a sua mulher, Emine, e o Presidente do Quirguistão, Almazbek Atambayev.

"Não foi apenas Recep Tayyip Erdogan quem hoje venceu. Hoje, a vontade nacional ganhou mais uma vez. Hoje, a democracia venceu mais uma vez", declarou.

"Podemos ter diferentes opiniões políticas, diferentes estilos de vida, valores, raízes étnicas... mas somos todos filhos deste país, cada um de nós é dono deste Estado", frisou.

Recep Tayyip Erdogan, de 60 anos, ganhou hoje, por maioria absoluta, as primeiras eleições presidenciais no país por sufrágio direto, com 51,8 por cento dos votos, tornando-se o nono chefe de Estado eleito da história do país.

Quando estão escrutinados 99 por cento dos votos, a comissão eleitoral turca confirmou a vitória de Erdogan à primeira volta, sucedendo ao Presidente cessante Abdullah Gul, para um mandato de cinco anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório