Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

CNRT discute no fim de semana "resignação ou não" de Xanana

O Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT, no poder) vai reunir-se no sábado e domingo para decidir sobre a possível resignação do primeiro-ministro timorense e presidente do partido, Xanana Gusmão, disse hoje fonte partidária.

CNRT discute no fim de semana "resignação ou não" de Xanana
Notícias ao Minuto

08:10 - 01/08/14 por Lusa

Mundo Timor-Leste

"O CNRT reúne-se amanhã (sábado) e domingo para decidir sobre a resignação ou não do primeiro-ministro", afirmou à agência Lusa o secretário-geral daquela formação partidária, Dionísio Babo.

O debate vai decorrer no Centro de Convenções de Díli e será transmitido em direto pela Rádio Televisão de Timor-Leste.

Segundo Dionísio Babo, que chefia a pasta da Justiça no atual governo, a conferência extraordinária do CNRT é "essencialmente para chamar o presidente do partido para explicar a entrega do poder à nova geração".

"O partido respeita a opinião pessoal, mas deseja ouvi-lo. Se ele resignar é preciso discutir a quem o partido pretende entregar o poder", disse Dionísio Babo.

"Se ele não resignar o partido vai fazer recomendações", salientou.

Para Dionísio Babo, o plano "não pode ser interpretado como um abandono imediato do poder".

"Os militantes desejam ser ouvidos e espero que Xanana Gusmão, como pessoa humilde e próxima do povo, possa compreender e ficar mais uns tempos a acompanhar o processo de liderança", sublinhou.

Questionado sobre se durante a conferência extraordinária poderá ser discutida uma remodelação governamental, Dionísio Babo disse que essa discussão também está prevista.

"No pensamento de muitos concordamos com a ideia de que o governo é muito grande e deve ser revisto", disse.

Xanana Gusmão, de 68 anos, foi um dos líderes da luta contra a ocupação indonésia de Timor-Leste, entre 1975 e 1999, que culminou com a realização de um referendo a 30 de agosto de 1999, que determinou a independência do território.

A 20 de maio de 2002, dia da restauração da independência do país, tomou posse como Presidente do país. Em 2007, tomou posse como primeiro-ministro e em 2012 foi reconduzido no cargo.

Em 2012, Xanana Gusmão formou um governo de coligação com o Partido Democrático, liderado por Fernando La Sama de Araújo, atual vice-primeiro-ministro, e a Frente Mudança, chefiado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, José Luís Guterres.

O atual Governo timorense é composto mais de 50 elementos.

Desde final de 2012, que Xanana Gusmão tem reafirmado a sua intenção de abandonar o cargo de primeiro-ministro.

Em janeiro, num discurso proferido no parlamento por ocasião do início do debate do Orçamento Geral do Estado para este ano, o primeiro-ministro afirmou que aquela era a última vez que se dirigia ao hemiciclo como chefe do Governo para apresentar um Orçamento de Estado.

Em julho, em entrevista à agência Lusa, o primeiro-ministro de Timor-Leste disse que vai sair do Governo para contribuir melhor para a construção do Estado, mas evitou avançar uma data precisa para a sua demissão.

"Eu não diria que saio por estar cansado. Se formos a ver, a fazer uma análise, saio porque é um dever sair. Às vezes penso que se não fizer nada ficarei doente, mas nesta conjuntura atual de construção do Estado é a altura de sair para contribuir", afirmou Xanana Gusmão.

Questionado pela Lusa sobre quando vai sair exatamente, Xanana Gusmão limitou-se a afirmar que iria acontecer.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório