Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Sarkozy enfrenta nova investigação por financiamento ilegal

A justiça francesa abriu uma nova investigação contra o ex-Presidente Nicolas Sarkozy por alegado financiamento irregular da sua campanha eleitoral de 2007, na qual foi eleito chefe de Estado, revelou hoje o jornal Le Parisien.

Sarkozy enfrenta nova investigação por financiamento ilegal
Notícias ao Minuto

08:55 - 29/07/14 por Lusa

Mundo França

A investigação preliminar foi aberta este mês pela procuradoria-geral francesa, por suspeita de que Sarkozy utilizou um esquema de faturas falsas para imputar ao seu partido -- a conservadora União por um Movimento Popular (UMP) --, gastos da sua campanha.

A investigação teve por base documentos requisitados pela polícia para analisar a possibilidade de o anterior Presidente de França ter utilizado a empresa de comunicação Bygmalion para apagar o rasto de gastos da sua candidatura em 2012.

Nicolas Sarkozy, de 59 anos, foi acusado, no início deste mês, de corrupção ativa, tráfico de influências e violação do segredo profissional no designado "caso das escutas" e, em caso de condenação, o antigo presidente de França enfrenta uma pena de até 10 anos de prisão.

O antigo chefe de Estado francês nega ter cometido qualquer irregularidade e os seus aliados à direita consideram o caso como uma caça às bruxas, visando destruir as possibilidades de Sarkozy de regressar aos palcos políticos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório